Interlagos recebe 5.000 alevinos e filhotes de peixes nativos - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Interlagos recebe 5.000 alevinos e filhotes de peixes nativos

A lagoa do Interlagos, em Montes Claros, recebeu, na manhã de sexta-feira, cinco mil alevinos e juvenis (filhotes) de curimatã e matrinxã, espécies de peixes nativas do rio São Francisco, em ação realizada pela Prefeitura de Montes Claros, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). No mesmo dia foi assinado o contato para a revitalização do Interlagos, com os R$ 1,4 milhão do estado, conseguidos pelo deputado Tadeuzinho Martins leite. Agora poderá ser iniciada a obra.

De acordo com Julimar dos Santos Sousa, chefe do centro integrado de recursos pesqueiros e aquicultura de Três Marias, a ação de repovoamento deve contribuir com o período de defeso, que é quando a pesca é proibida. “Estamos aqui em Montes Claros, na Lagoa do Interlagos, porque essa lagoa faz parte da bacia [hidrográfica do verde grande], e temos percebido que o estoque pesqueiro dessas espécies tem se reduzido ou até mesmo desaparecido”, disse. A espécie matrinxã está ameaçada de extinção no rio São Francisco e passou a ser criado no centro integrado de recursos pesqueiros, em Três Marias.

Soter Magno, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da prefeitura, destacou que “a Codevasf tem feito esse trabalho ao longo dos anos, que agora chegou a Montes Claros, para que possamos devolver essas espécies para essa grande região”. No dia 3 de novembro, a prefeitura de Montes Claros publicou o contrato com a Cepol – construções e edificações polo no valor de R$ 1.678.972,82 para a reforma do Interlagos.

ANIMAIS – A Prefeitura de Montes Claros realizou, através de processo licitatório, a aquisição de medicamentos para tratamento de animais de grande porte que são apreendidos nas ruas e avenidas da cidade e que se encontram no curral municipal. Para quem não conhece o trabalho realizado pelo órgão da secretaria de Serviços Urbanos, os animais apreendidos permanecem no curral municipal até que seja feita a liberação pelo proprietário do animal, após o pagamento de multa. No período em que se encontram apreendidos, os animais estão sob responsabilidade do município e são tratados a fim de manter sua saúde e integridade física evitando, assim, a disseminação de doenças. Foram adquiridos anestésicos, anti-inflamatórios e analgésicos, que são itens essenciais para garantir o bem-estar dos animais. (GA)

%d blogueiros gostam disto: