Instituto tem 15 projetos classificados na UFMG - Rede Gazeta de Comunicação
Instituto tem 15 projetos classificados na UFMG

O Instituto de Ciências Agrárias, sediado em Montes Claros, teve 15 projetos classificados e contemplados com bolsas pala Universidade Federal de Minas Gerais, vinculados a programas ou a projetos de extensão. O edital 01/2020 recebeu 312 inscrições de propostas e 255 foram aprovadas preliminarmente. Foram concedidas 628 bolsas, sendo 508 na modalidade PBEXT destinada a discentes da graduação e 120 na modalidade PBEXT Ação Afirmativa – para alunos classificados socioeconomicamente pela Fump ou que ingressaram na UFMG pelo sistema de cotas.

As bolsas terão vigência de março de 2021 a fevereiro de 2022. O prazo para interposição de recursos já está aberto e termina em 24 de janeiro. O resultado final será publicado no dia 5 de fevereiro, de acordo com a retificação do cronograma.

Nesta edição, o PBEXT introduziu uma inovação no processo de avaliação. Cada proposta foi analisada por dois avaliadores. Em seguida, ela passou pelo crivo dos presidentes dos comitês assessores da Câmara de Extensão. Cada proponente poderá visualizar ambos os pareceres no Sistema de Fomento da Proex, além do parecer conclusivo da Câmara de Extensão.

Publicado em agosto do ano passado pela Proex, o edital visa à seleção de proponentes – servidores docentes e técnicos-administrativos em educação – de programas ou de projetos de extensão universitária para pleito de bolsas em 2020. As bolsas podem ser concedidas a graduandos de qualquer curso da UFMG. O objetivo é estimular a participação dos discentes nas atividades extensionistas, de forma a contribuir para a sua formação acadêmica e para uma atuação profissional pautada na cidadania e nos valores da educação superior pública.

Os projetos do Norte de Minas que foram classificados e contemplados com recursos são Reciclagem urbana: Educando para transformar, de Cristina Maria Lima Sa Fortes; Olericultura e plantas medicinais na formação de jovens e adultos, de Ernane Ronie Martins; Programa Florestas, de Nilza de Lima Pereira Sales; Apoio a Agricultores Familiares do Norte de Minas Gerais em Atividades de Produção Higiene e Saúde Pública, de Anna Christina de Almeida; “Reciclar e Transformar”: Projeto de apoio à consolidação de associações de catadores de materiais recicláveis em Montes Claros, de Giovanni Campos Fonseca.

Tem ainda Desenvolvimento de Alimento para Combate à Fome e à Sub Nutrição Infantil, de Igor Viana Brandi; Somos todos diferentes – inclusão social e acessibilidade no Campus Montes Claros, de Claudia Regina Vieira; CMDRS: colaboração para gestão social, comunicação e participação, de Frederico Antonio Mineiro Lopes; Centro de Referência da Cultura Material da Agricultura Familiar / Sítio de Saluzinho, de Flavia Maria Galizoni; Programa de Desenvolvimento Rural/Urbano e Apoio a Agricultura Familiar – PRODERA, de Helder dos Anjos August; Solos na Escola, de Leidivan Almeida Frazao.

Ainda Utilização de mídias sociais como ferramenta na difusão de conteúdo técnico-científico referente à reprodução animal, de Leticia Ferrari Crocomo; Pecuária do Sertão, Aprimoramento e capacitação de produtores, alunos e técnicos em práticas de produção para o Norte de Minas Gerais, de Eduardo Robson Duarte; Conscientização, Desenvolvimento e Implantação de Produção de Frangos de Corte e Poedeiras no Norte de Minas, de Fabiana Ferreira e Viveiro de mudas frutíferas, ornamentais e silviculturas do ICA/UFMG, de Paulo Sergio Nascimento Lopes.

Os projetos classificados, mas não contemplados foram Meio ambiente e sustentabilidade, de Julia Ferreira da Silva e Canal no youtube “Alcinei Azevedo – Dicas e aulas”: Videoaulas e minicursos sobre análise de dados, programação e inteligência computacional, de Alcinei Místico Azevedo. Os não classificados são Produção de Insetos a Partir de Resíduos Agroindustriais para Alimentação Animal, de Diego Vicente da Costa; Ações Integradas em Plantas Medicinais, de Lourdes Silva Figueiredo e Curupiras do Sertão, de Christian Dias Cabacinha. (GA)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: