Instituto realiza entregas de registros públicos da REURB no Norte de Minas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Instituto realiza entregas de registros públicos da REURB no Norte de Minas

Esta última semana foi de realizações de sonhos para famílias do Norte de Minas. O Instituto Cidade Legal entregou dezenas de títulos públicos registrados do Programa de Regularização Fundiária Urbana (REURB) nas cidades de Joaquim Felício e Januária, frutos de parcerias com as prefeituras dos respectivos municípios.

Na ‘Terra do Sol’, os titulados foram moradores do bairro Jussara, em evento realizado na última sexta-feira (21). Para o prefeito Maurício Almeida, esta parceria na regularização fundiária irá avançar: “Nossa intenção é continuar avançando, a alcançar as pessoas que mais precisam, instituindo a regularização social”, disse. A função social da REURB, conhecida como REURB-S, foi a responsável pela retirada da informalidade dos terrenos do bairro Jussara.

Para Rosane Gonçalves, este é um sonho realizado. Moradora do bairro Jussara, agora de fato se faz dona de seu imóvel. “Eu estou muito feliz. Comprei o terreno com uma mulher do exterior, tinha um documento simples. Busquei o Instituto para regularizar e agora estou aqui, com o título na minha mão”, comemora, dizendo que não acreditava que seria titulada tão rapidamente.

Já na última segunda-feira (24), foi a vez dos moradores de Joaquim Felício a receberem o tão sonhado título público, em evento realizado no auditório da Prefeitura Municipal. Dentre os contemplados estava o prefeito Miguel Felipe, satisfeito com o processo: “Eu tenho um lote e resolvi legalizá-lo para futuras construções ou valorização do imóvel. Isso tudo foi importante para acreditar no projeto”, diz o chefe do executivo pontuando a agilidade via REURB.

Estiveram presentes no evento uma comitiva de vereadores de Curvelo, da região central do estado, a fim de conhecer e prestigiar uma das ações da lei federal 13465/17. O presidente da Câmara Municipal Emerson de Souza ressaltou o interesse de levar o trabalho do Instituto Cidade Legal para o município: “Nós reconhecemos o trabalho da entidade e tentar, neste ato de grandeza das pessoas a receber o título, levar a transparência do trabalho [do Instituto] para a cidade de Curvelo, aonde conseguiremos realizar vários sonhos”, afirma.

A lei federal 13.465/17 é o marco regulatório no setor fundiário, desburocratizando a retirada da informalidade e definindo um rito, sendo ele um processo administrativo, correndo na instância do poder público municipal e no cartório de registro de imóveis. Com a REURB-S, os beneficiários da lei têm diversas vantagens, sendo a principal a isenção de pagamento de taxas cartorárias.