Instituto Estadual de Florestas assina Acordo de Cooperação Técnica que beneficia Parque Caminho dos Gerais - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Instituto Estadual de Florestas assina Acordo de Cooperação Técnica que beneficia Parque Caminho dos Gerais

Unidade de Conservação do Norte de Minas está inserida no Projeto Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal

O Parque Estadual Caminho dos Gerais, localizado no Norte de Minas e administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), será beneficiado com ações do Projeto Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre).

Na segunda-feira (15/7), o IEF assinou um Acordo de Cooperação Técnica que garantirá benefícios para gestão e consolidação da Unidade de Conservação (UC), junto com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FunBio) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

O Projeto GEF Terrestre é uma iniciativa federal desenvolvida a partir das diretrizes da Convenção de Diversidade Biológica (CDB) e da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC).

O projeto é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), executado pelo FunBio e tem como parceiros o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e órgãos estaduais de meio ambiente.

Entre as estratégias de ação previstas, está a consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), incluindo a criação de novas UCs e apoio àquelas já existentes. “Minas Gerais apresentou propostas para a criação de uma UC no norte do estado e também ações diretamente relacionadas à consolidação do Parque Estadual Caminho dos Gerais”, afirma o diretor-geral do IEF, Breno Lasmar.

A formalização do acordo é uma oportunidade de avanço nas políticas ambientais conduzidas pelo instituto para o bioma da Caatinga.

“Além do ganho ambiental inerente à expansão do SNUC e a implementação de ações diretamente ligadas à gestão do maior parque estadual de Minas Gerais, a participação do IEF em projetos desta magnitude possibilita, ainda, a troca de experiências entre outros órgãos gestores e posiciona positivamente o Instituto no contexto nacional”, observa Lasmar.

Além do IEF, são signatários do acordo, Rosa Maria Lemos de Sá, secretária-geral do FunBio, e Rita de Cássia Guimarães Mesquita, secretária nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do MMA.

Caminho dos Gerais

A UC Parque Estadual Caminho dos Gerais foi criada em 2007, localizada nos municípios de Mamonas, Monte Azul, Gameleiras e Espinosa, e tem cerca de 56 mil hectares de área.

Com bom estado de conservação, vegetação típica, especialmente a caatinga e áreas de nascentes d’água, margens de córrego, a área de preservação é de extrema importância ecológica, com presença de espécies raras, endêmicas ou ameaçadas de extinção.

Na Serra Geral, onde se localiza a UC e suas adjacências, foram destacadas áreas de especial importância biológica para os seguintes grupos: mamíferos, avifauna, anfíbios, répteis, invertebrados e flora. A área também foi apontada como prioritária para a investigação científica.