Instituições se unem para chamar a atenção da população para alto número de acidentes - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Instituições se unem para chamar a atenção da população para alto número de acidentes

Instituições se unirão, mais uma vez, para chamar a atenção da população para o alto índice de mortos e feridos em acidentes de trânsito em alusão à Campanha Maio Amarelo. O SAMU Macro Norte, Corpo de Bombeiros, MCTrans, Exército e Guarda Municipal realizarão uma simulação realística, no dia 26 de maio, às 9 horas, no ponto mais movimentado de Montes Claros, a Praça Dr. Carlos. Na ação, que acontecerá em frente ao Shopping Popular Mário Ribeiro, a população poderá ver de perto o trabalho e atribuição de cada órgão em um acidente de trânsito. O evento consistirá na encenação no atendimento de três pessoas que teriam ficado feridas após um acidente de carro.

De forma sincronizada, o Corpo de Bombeiros retirará as vítimas presas às ferragens, enquanto o SAMU prestará o atendimento pré-hospitalar aos pacientes. Serão utilizadas técnicas de salvamento veicular com equipamentos de desencarceramento por parte dos militares dos Bombeiros, enquanto os socorristas do SAMU farão a estabilização do paciente com administração de medicamentos, imobilização da vítima e até mesmo uma intubação na cena. Já a MCTrans cuidará do trânsito para que não ocorra acidentes, resguardando as equipes, transeuntes e pelo bom funcionamento da via. Enquanto isso, o Exército e a Guarda Municipal distribuirão panfletos informativos com alertas para um trânsito seguro.

Estatísticas

Dados do SAMU Macro Norte apontam um aumento no número de acidentes no Norte de Minas, comparando os três primeiros meses de 2021 e 2022. Entre janeiro e abril, foram registrados 1.862 atendimentos em 2021, sendo que em 2022, ao todo, foram 2.108, um aumento de mais de 13%. Em Montes Claros, foram 744 ocorrências, em 2021, número que, em 2022, saltou para 855 atendimentos registrados, um aumento de quase 15%.

Quanto às rodovias federais, a BR-365 e a BR-135, apresentaram uma redução no número de atendimentos, entre janeiro e abril, de 12% (foram 65 ocorrências) e 7% (76), respectivamente. Porém, a BR-251, apenas nos quatro primeiros meses de 2022, o SAMU Macro Norte atendeu 190 solicitações de atendimento para acidentes de trânsito com vítimas ao longo da rodovia, o que representou um aumento de 46,15% em relação ao mesmo período de 2021.

Com aumento ou redução no número de acidentes e de atendimentos o certo é que cada vida conta e como o próprio tema da campanha diz: Juntos salvamos vidas! (Ascom SAMU)

%d blogueiros gostam disto: