Instituição lança edital para 380 vagas em cursos técnicos gratuitos no Norte de Minas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Instituição lança edital para 380 vagas em cursos técnicos gratuitos no Norte de Minas

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) inicia nesta quinta-feira (5), as inscrições para cursos técnicos presenciais e gratuitos nos campi Janaúba, Januária, Montes Claros e Pirapora, para início no segundo semestre letivo. As incisões podem ser feitas até 9 de junho. De acordo com o edital, a avaliação será por desempenho escolar.

No total, são 380 vagas para cursos técnicos nas formas subsequente e concomitante/subsequente. O curso técnico na forma subsequente é destinado a quem já concluiu o ensino médio. E na forma subsequente, o curso técnico destina-se a quem está cursando o 2ª ou 3ª ano do ensino médio em outra instituição de ensino.

As inscrições podem ser feitas no site do Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa. Será necessário preencher todos os itens do formulário, inclusive o formulário socioeconômico. O CPF a ser informado é obrigatoriamente do candidato e não dos pais, nem de qualquer outro responsável ou representante.

Será necessário, também, anexar ao formulário de inscrição o histórico escolar ou documento equivalente (certificado ou declaração conforme modelo do Anexo II do edital) que comprove as notas ou os conceitos de disciplinas exigidas na seleção, de acordo com o curso pretendido. Para os candidatos a cursos técnicos na forma concomitante/subsequente ao ensino médio, serão consideradas disciplinas cursadas no ensino fundamental II, no 7º, 8º e 9º anos, sendo as notas atribuídas a cada disciplina aplicadas aos seus respectivos pesos (de acordo com o curso escolhido). Para os cursos ofertados na forma subsequente, a seleção será realizada por meio de análise do desempenho escolar nas disciplinas cursadas no 1º ano do ensino médio, sendo a nota atribuída a este ano, aplicada ao seu respectivo peso.

O documento comprobatório de desempenho escolar (histórico ou equivalente) poderá ser em formato originalmente digital (documento assinado digitalmente e que se possa auferir sua autenticidade) ou digitalizado (escaneado ou fotografado), desde que com boa qualidade. O arquivo deverá ter, no máximo, 5 MB, em formatos PDF/JPEG/JPG/TIFF/PNG, e ser nomeado sem caracteres especiais, acentos e pontuação.

Cotas e heteroidentificação

Para todos os cursos, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva metade das vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos(as) de baixa renda (com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, o que corresponde a R$ 1.818,00 por cada pessoa da família), autodeclarados(as) pretos(as), pardos(as) e indígenas e pessoas com deficiência. Da outra metade das vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência e outros 5%, para quem veio de Escolas Família Agrícola (EFA).

Toda a documentação comprobatória necessária para garantir o ingresso do candidato via vagas reservadas deverá ser apresentada no momento de solicitação de matrícula.

Além disso, candidatos que se autodeclararem pretos e pardos para concorrer às cotas, se forem classificados no Processo Seletivo, serão convocados a se apresentar diante de uma banca que vai realizar a heteroidentificação. A banca baseia-se exclusivamente nos aspectos fenótipos do candidato, que é o conjunto de características visíveis, a exemplo de cor da pele, textura do cabelo, formatos do rosto, lábios e nariz. A ascendência não é levada em conta, ou seja, não importa que pais, avós ou bisavós sejam negros – pretos ou pardos. Além disso, não serão considerados quaisquer registros (civis ou militares) ou documentos.

Se o candidato não se submeter ao procedimento de heteroidentificação, terá sua matrícula recusada para a vaga reservada à qual se inscreveu. Se for detectada falsidade na autodeclaração de preto e pardo, além de ser eliminado do Processo Seletivo, o candidato estará sujeito às penalidades previstas na lei.

Mais informações e dúvidas

Antes de se inscrever para o 1º Processo Seletivo 2022, é muito importante que o candidato conheça todas as regras da seleção, consultando o Edital nº 156/2022. Os canais para esclarecer dúvidas são: contato@ibgp.org.br e cpsc@ifnmg.edu.br.

%d blogueiros gostam disto: