Está sendo realizado desde o dia 11 e prossegue até o dia 31 de maio, as inscrições para o Simpósio de Engenharia de Alimentos (Simeali) do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais, em Montes Claros. A submissão de trabalhos continua até o dia 31 de maio e deve ser realizada por meio de plataforma online disponível no site do evento. Em 2021, o Simeali será realizado online entre os dias 11 e 13 de agosto e tem como tema central “A cadeia produtiva de alimentos e os desafios dos novos tempos”.
Os interessados podem submeter propostas no formato de capítulo de livro eletrônico e os textos devem ser originais, inéditos e oriundos de pesquisa científica. A mesma proposta pode conter, no máximo, seis autores.
As propostas serão avaliadas por Comissão Científica e, entre os aceitos, serão premiados os três melhores trabalhos com o Prêmio Simeali de Incentivo à pesquisa. Os contemplados receberão o valor de R$ 1 mil para ajuda de custos para pesquisas. O valor deve ser utilizado até 13 de dezembro deste ano e será repassado ao autor responsável pelo trabalho inscrito. O anúncio dos vencedores acontece na cerimônia de encerramento do evento, programada para o dia 13 de agosto, a partir das 20h15.
São seis áreas temáticas para submissão: biotecnologia de alimentos, tratamento e aproveitamento de subprodutos; controle de qualidade: análise sensorial, química de alimentos e análise de alimentos; engenharia: desenvolvimento, modelagem, simulação, controle e automação de processos e operações; nutrição: alimentos e saúde, alimentos funcionais, fortificação de alimentos, rotulagem obrigatória; segurança alimentar: microbiologia de alimentos, higiene em indústria de alimentos e toxicologia de alimentos; e tecnologia de alimentos: embalagens de alimentos, desenvolvimento e processamento de alimentos.
O evento é realizado a cada dois anos pelo curso de Engenharia de Alimentos do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG e já está em sua quarta edição. Neste ano, serão seis palestras e sete minicursos, um deles oferecido em parceria com a Escola Yokoten e fornece a certificação Lean Six Sigma Yellow Bel. A certificação é concedida a profissionais capacitados na metodologia de gestão, com foco em controle de processos de materiais e resolução de problemas em equipe.
Serão três dias de evento com programação para manhã, tarde e noite. Entre os temas das palestras oferecidas estão os desafios e oportunidades da chamada “internet das coisas”, a economia circular na produção de alimentos, a rastreabilidade e a indústria 4.0, a transmissão e o impacto da Covid-19 na cadeia produtiva de alimentos, entre outros. Parte da programação será transmitida ao vivo pelo canal do youtube, que inclui as palestras e as cerimônias de abertura e encerramento. Os inscritos terão até 15 dias após a finalização do evento para concluir os minicursos na plataforma do evento. Todos os inscritos receberão certificado de participação concedido pela organização do Simeali.
A última edição do Simeali foi realizada em 2019 e também contou com a Mostra de Novos Produtos e a apresentação em pôster dos trabalhos científicos. Neste ano, as duas atividades não acontecem em função da pandemia do coronavírus. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)