Está sendo promovido, em Montes Claros, através do programa de crédito ambiental, a preservação dos recursos naturais, a proteção das nascentes e o melhoramento das condições ambientais da fauna e da flora, bem como de todo o ecossistema. Os proprietários de áreas rurais recebem, pelo Ecocrédito, duzentos e setenta e sete reais por hectare preservado. A compensação é feita com a entrega de cédulas especiais que podem ser usadas no pagamento de tributos municipais – IPTU, ISS, ITBI e Taxas Municipais. As cédulas já são aceitas em algumas lojas de produtos agrícolas.
Criado através da Lei Municipal nº 3.545, o programa alavanca, com seus incentivos, a preservação ambiental. O Ecocrédito é exemplo para todo o Brasil, sendo destaque nos quesitos compensação e preservação. Visitas técnicas são realizadas pela SEMMA rotineiramente, tanto para fiscalizar a preservação dos espaços quanto para contemplar novas áreas.
O secretário de Meio Ambiente de Montes Claros, Soter Magno, ressalta que é um investimento importante para a preservação do meio ambiente. “O Ecocrédito veio como um incentivo a mais ao nosso dever, como ser humano, de preservar os recursos naturais”, frisou.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)