Inaugurada nova escola de Educação Infantil no Grande Delfino - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Inaugurada nova escola de Educação Infantil no Grande Delfino

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu uma grande festa na noite dessa segunda-feira, 15, para entregar mais uma escola de Educação Infantil. A comunidade do Grande Delfino se reuniu para receber o novo Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Professora Lúcia Pimenta Magalhães, em uma concorrida solenidade que contou com a presença do prefeito Humberto Souto, do vice-prefeito Guilherme Guimarães, vereadores, secretários, servidores municipais, familiares daquela que deu nome ao local, além da comunidade escolar, tudo ao som da Banda de Música da Polícia Militar.

Localizada na rua Neco Delfino, no bairro Delfino Magalhães, a nova escola teve suas obras iniciadas ainda em 2014, sendo aguardada com ansiedade pela comunidade escolar. O novo prédio é uma Creche Pró-infância Tipo B Padrão Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Após desistência por parte da construtora, a obra ficou parada por muito tempo.

Em seu discurso, o prefeito Humberto Souto lembrou de quando decidiu que o Município assumiria e finalizaria a obra, realizando para isso um novo processo licitatório, com o objetivo de recuperar o que havia sido danificado pela ação do tempo e concluir o que faltava. Para a conclusão da obra foram investidos recursos da ordem de R$ 1,7 milhão, provenientes do Tesouro Municipal. “Depois de quase 10 anos, finalmente estamos tendo a honra de desfrutar de um momento como este, de entregar mais uma obra para nossa cidade. E uma obra para o setor que é o mais importante da Administração de qualquer cidade, que é a educação. É realmente um momento de grande alegria para mim, como prefeito, mas principalmente como cidadão”, destacou em sua fala.

Com capacidade para atender 400 crianças de 3 a 5 anos de idade, o CEMEI é constituído de oito salas de aula especialmente preparadas e com todas as instalações necessárias para atendimento ao Ensino Infantil. O prédio conta com bloco pedagógico, biblioteca, sala de recursos e salas de multiuso, áreas de administração e de serviços, além do pátio e uma grande área aberta. “Como a demanda era muito grande, os estudantes já estavam frequentando as aulas, desde fevereiro, no CEMEI Professora Idoleta Maciel, no bairro Santo Antônio. Agora, eles foram transferidos para o novo prédio, e novas vagas foram abertas para receber as crianças que aguardavam no cadastro escolar”, explicou a secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso Rodrigues.

Em seu pronunciamento, o vice-prefeito Guilherme Guimarães ressaltou o compromisso da gestão municipal com a comunidade do Grande Delfino. “Já foram várias obras para essa região, em todas as áreas, e aqui eu destaco a construção de cinco novos CEMEIs, a ampliação da escola municipal Jason Caetano e a reforma e ampliação do Pronto Atendimento Alpheu de Quadros, possibilitando levar os equipamentos públicos necessários para onde a comunidade está, promovendo cidadania e qualidade de vida para a população”, ressaltou.

O padre Pedro Henrique Nunes, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, disse que a inauguração do CEMEI marca a alegria de uma esperança realizada dos moradores do Grande Delfino. “Era uma obra muito ansiada, e agradeço em nome dos moradores do bairro a todos que se empenharam para a conclusão dessa obra, de forma especial à Prefeitura, pelo comprometimento com o bem comum, com a qualidade de vida da população e, sobretudo, pela responsabilidade na aplicação dos recursos públicos, ao não permitir que essa obra se perdesse pela ação do tempo e, principalmente, por concluir e fazer a entrega de uma escola bem equipada e com as condições adequadas para atender as nossas crianças”, reconheceu.

Homenagem

O CEMEI recebe o nome da Professora Lúcia Pimenta Magalhães, que foi uma das primeiras moradora do bairro Delfino Magalhães. Lúcia Pimenta foi professora e diretora da Escola Estadual Delfino Magalhães, ainda nos seus primeiros anos de fundação, sendo muito amada pela comunidade escolar do Grande Delfino. A professora Lúcia Pimenta Magalhães faleceu aos 85 anos e deixou filhos e netos, além de um imenso legado afetivo e social. (JERUSIA ARRUDA)