Inauguração da Câmara Arbitral em Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Inauguração da Câmara Arbitral em Montes Claros

No auditório do Clube de Diretores Lojistas (CDL), foi inaugurada a Câmara Arbitral Norte Mineira (CANM), em Montes Claros.  Um marco para nossa cidade, sendo necessário ressaltar que, a criação da primeira Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da região norte de Minas Gerais somente foi possível porque o RAFAEL RIBEIRO, árbitro extrajudicial e presidente da CANM, tomou frente nessa iniciativa pioneira. Ele demonstrou empreendedorismo, associada à vontade de oferecer como alternativa uma prestação de serviços de melhor qualidade à população para solução de conflitos. Outra participação que merece destaque, por seu empenho e dedicação, é a da jornalista VERA LOPO, que gentilmente aceitou o convite para ser a cerimonialista da inauguração, o que fez com maestria.

A solenidade contou com a presença do coordenador e presidente do Conselho de Igualdade Racial, CLEVER ALVES MACHADO, e da superintendente de Políticas Temáticas Transversais, CÍNTIA ARAÚJO, ambos vinculados a Subsecretaria de Direitos Humanos, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, no governo de Minas Gerais, bem como de renomados profissionais da Advocacia, tais como os Drs. CARLOS LEONARDO FIGUEIREDO, DOUGLAS FONSECA, entre outros. É de suma importância esclarecer que o objetivo primordial da CANM é oferecer à população norte-mineira alternativas de solução de conflitos, tais como a conciliação, a mediação e a arbitragem, frise-se, sem necessariamente levar longos anos no Poder Judiciário. Ou seja, são as partes que se reúnem na presença de um conciliador, mediador ou árbitro para discutir o assunto e construir uma solução.

Por fim, é cristalino que o advento da CANM, como câmara privada, representa a inovação de empresas na administração e na solução dos conflitos surgidos entre as partes envolvidas, sendo certo que a mediação, a conciliação e a arbitragem, dentre outros, são o ‘futuro do Direito’ em nosso país.