GIRLENO ALENCAR
Hoje, a imprensa de Montes Claros comemora 138 anos de existência. No dia 24 de fevereiro de 1884 começou a circular o jornal Correio do Norte, em Montes Claros. Atualmente a cidade tem três jornais diários, que são o GAZETA NORTE MINEIRA, Jornal de Noticias e O Norte, além de cinco emissoras de televisão e oito emissoras de rádio. O ano de 2022 marca o avanço do jornal virtual em Montes Claros, pois dois jornais passaram a usar essa ferramenta. A jornalista Rayane Tallys, que concluiu o curso de Comunicação Social no mês passado, alerta para um grande problema no Norte de Minas: os vazios de informações, pois basicamente somente existem jornais diários em Montes Claros e semanais em Janaúba, Januária e Pirapora. Nas outras cidades, são apenas alguns jornais mensais e sem periodicidade oficializada.
A crise na comunicação no Norte de Minas fica evidenciada na recente medida adotada pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), que congrega as Prefeituras do Norte de Minas e criou a TV Amams, para divulgar as atividades dos municípios filiados. Apenas os municípios de Buenopolis, Ibiaí, Grão Mogol e Padre Carvalho mandaram material para serem inseridos na grade da emissora. O coordenador da Assessoria de Comunicação da Amams, Luiz Montes, explica que tem procurado sensibilizar os assessores de comunicação a aproveitarem o espaço colocado a disposição, sem qualquer custo, como forma do prefeito mostrar o que tem realizado. Para agravar o quadro, o curso de Comunicação Social paralisou as atividades, por falta de alunos.
A TV Gazeta, da rede educativa esta anunciando uma reformulação na sua grade de programação, com espaços para eventos locais. Por alcançar 188 municípios, a TV Grande Minas, se desponta com o órgão de comunicação do Norte de Minas com maior cobertura. A emissora conta com três horários de jornalismo por dia, sendo um bloco de manhã e os jornais de meio-dia e às 19h15.
A TV Câmara, emissora da Câmara Municipal de Montes Claros, tem apresentado novidades, fugindo da sisudez dos eventos oficiais, em iniciativa da jornalista Jerusia Arruda, que veio de Brasília para essa transformação. A Rede Mais transmite a programação da Record, com espaço para o jornalismo diário.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)