Impactos do engajamento do paciente no atendimento à saúde (parte 1) - Rede Gazeta de Comunicação

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Impactos do engajamento do paciente no atendimento à saúde (parte 1)

KLEBER ARAÚJO

Chief medical information officer (CMIO) da MV

Há mais de um ano, desde que se alastrou pelo mundo, a pandemia do Coronavírus exigiu mudanças gigantescas para que pudéssemos combater seus efeitos. Neste período, na área da saúde, além da necessidade de adequação para atender os casos crescentes de contaminação pela Covid-19, também foi preciso elaborar estratégias para que pacientes acometidos por outras doenças pudessem ser atendidos de forma segura e sem sobrecarregar ainda mais o sistema. Assim, acompanhamos uma deslocalização do cuidado aos enfermos, na qual a telemedicina surgiu como agente transformador e operou como engrenagem valiosa para que os atendimentos pudessem contornar barreiras físicas e sanitárias.

Essas mudanças fizeram com que o conceito de saúde digital se amplificasse para além das paredes dos hospitais. Os dispositivos móveis trouxeram mais proximidade entre médico e paciente, além de mais controle da saúde por meio de registros digitais. Dados sobre peso, alimentação, frequência cardíaca e rotinas de atividades físicas já podem ser quantificados diariamente por meio de aplicativos e uso de prontuário médico ou pessoal de saúde, que reúne as informações do indivíduo e facilita o trabalho dos médicos. Além disso, a aplicação da inteligência artificial na análise destes dados, facilita o monitoramento e identificação de riscos à saúde, trazendo maior grau de automação no cuidado, ao mesmo tempo em promove o enfoque na singularidade do paciente.

Ou seja, com o avanço da digitalização do paciente, que sempre foi um elemento crítico, espera-se um papel ainda mais ativo dos mesmos em relação aos cuidados com a sua saúde. Muitos deles chegam ao atendimento já com alguma opinião formada sobre os sintomas apresentados e buscam um olhar consultivo do médico para tratar o problema. Além disso, o cuidado não necessita mais de um local específico, como o consultório, para ser efetivo; smartphones, wearables, conectividade e todo este emaranhado de tecnologias nos permite transformar o sistema de saúde de um modelo assistencial episódico para um modelo assistencial contínuo. Assim, em vez de esperarmos a busca pelo sistema de saúde apenas em alguns momentos da vida nos quais o indivíduo precisa de ajuda, estaremos continuamente ao lado das pessoas provendo a melhora de seu bem-estar.

Esse acompanhamento dos dados de saúde, ao ser integrado a plataformas que se conectam a outros agentes do setor, permite ainda que façamos intervenções mais assertivas. Isso porque o monitoramento é capaz de detectar sintomas, que podem ser avaliados e tratados com antecedência. Trata-se de uma forma inovadora de compartilhar e administrar informações de saúde (sejam pessoais, de um grupo ou população) com toda a cadeia responsável pela sua qualidade de vida, focando na medicina preventiva, no monitoramento de doenças crônicas e no estímulo de hábitos saudáveis para promover mais longevidade.

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