IMA participa de evento sobre inovação e tecnologia para o agronegócio - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

IMA participa de evento sobre inovação e tecnologia para o agronegócio

O Governo de Minas, em conjunto com o Sistema Faemg, Fiemg e Sebrae-MG, iniciou ontem (6), a primeira edição do Agrofuture Summit, um dos maiores eventos com foco em inovação e tecnologia para o agronegócio. O evento que será em formato 100% digital e gratuito, segue até amanhã.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), participa do painel “Defesa agropecuária inteligente” nesta sexta-feira (8/10), às 14h, com moderação do gerente de Defesa Sanitária Animal do IMA, Guilherme Costa Negro Dias. O destaque será a palestra intitulada “Rede complexa aliada à defesa sanitária animal” ministrada pelo servidor do escritório do IMA em Lavras, Denis Lúcio Cardoso.

Na apresentação, os produtores terão a oportunidade de conferir as principais novidades de inovação e tecnologia específicas da defesa sanitária animal. “Será abordado como o IMA vem otimizando as ações de vigilância com base em ciência de rede complexas”, destaca Cardoso.

Rede complexa é uma ferramenta multidisciplinar para analisar o fluxo de animais entre as propriedades rurais. Ela permite apontar, por exemplo, propriedades que têm características favoráveis à disseminação de doenças de contato. “Cada propriedade é chamada de ‘nó’ e é conectada à rede quando há a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA). Existem mais de 400 mil propriedades no estado e o resultado das ligações de todos os locais que movimentaram os animais gera a rede”, afirma o servidor. Já o termo “complexa”, segundo Cardoso, é usado porque não há possibilidade de identificar os padrões a olho nu.

Notificações de doenças

O IMA apresenta, ainda, um case que traz a experiência bem-sucedida dos desafios propostos ao programa de aceleração de startups do Seed – Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development, iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).

A solução tecnológica apresentada recentemente pela startup “Ouvidor Digital”, participante do Seed, foi a escolhida para representar os trabalhos em defesa agropecuária. Em parceria com a startup, o IMA busca aprimorar o recebimento das notificações on-line de suspeitas de doenças em Minas por parte de produtores, empresários e instituições de todo estado. A iniciativa impulsiona a modernização do serviço, permitindo identificar necessidades reais de melhoria.

Além disso, na quinta-feira (7/10), o IMA também estará presente na arena científica “Startups, setor público e agronegócio”, às 15h, com a participação de servidores do Núcleo de Inovação e Modernização. (Agência Minas)