Igreja inicia mês missionário em Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Igreja inicia mês missionário em Montes Claros

O Mês Missionário de 2022 foi aberto oficialmente ontem. No primeiro domingo do mês. Por ocasião da Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro, e com a finalidade de valorizar e celebrar a vivência do Batismo Cristão, em todas as Paróquias e/ou Comunidades, é também celebrado neste dia, o Dia Arquidiocesano do Batismo. A campanha Missionária 2022 propõe o tema “A Igreja é missão”. A inspiração bíblica e lema, ”Serei minhas testemunhas” (At 1,8), foram motivadas pela Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões. Neste ano jubilar missionário, o Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) da Arquidiocese de Montes Claros, em sintonia com a programação das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e com a caminhada pastoral de nossa arquidiocese propôs uma programação para ser animada em nossas comunidades e acompanhada durante todo o mês de outubro.

A programação proposta é rica em ações para serem vivenciadas nas comunidades e paróquias e outras que poderão ser acompanhadas pelas mídias digitais da Arquidiocese de Montes Claros, como lives, vídeos com testemunhos missionários, orações, programação pra juventude e mais.

Dia Arquidiocesano do Batismo Foi em 1º de outubro de 2017 que se celebrou pela primeira vez o Dia Arquidiocesano do Batismo, com a finalidade de valorizar e celebrar a vivência do Batismo Cristão, em todas as Paróquias e Comunidades. Proposta apresentada pela então equipe da Pastoral do Batismo da Arquidiocese de Montes Claros, que tinha como assessor eclesiástico o padre Júnior Pereira e como coordenadora Ildete de Jesus Gusmão.

Para Ildete Gusmão, colaborada na criação desta data, esse dia é uma oportunidade para recordarmos o valor do nosso batismo, sua ligação com a nossa vida na Igreja e na missão. Ela destaca, que “o batismo é o novo Nascimento, que Jesus fala para Nicodemos: ‘é preciso nascer de novo, nascer da água e do Espirito’ (João 3, 3).” A ex-coordenadora desafia a todos com as perguntas “Você lembra qual o dia que você foi batizado (a)? Você celebra o dia do seu Batismo?” E ainda afirma, “Batismo é vida Nova e missão!”.

Entre os dias 1º e 7 de outubro, a Igreja celebra a Semana Nacional da Vida e, no dia 8, o Dia do Nascituro. A celebração foi decisão dos bispos do Brasil, durante 43ª Assembleia Geral da CNBB, no ano de 2005, em Itaici (SP). A data instituída no calendário da Igreja no Brasil busca celebrar a vida desde o ventre materno. A Igreja sempre foi e será a favor da vida em todas as circunstâncias, desde a concepção até a morte natural passando por todas as fases da vida com dignidade. As famílias devem ser preservadas e os novos casais que se formam devem se preocupar em ter filhos e assim gerar mais vidas para Deus. (Com informação da CNBB)

Na Arquidiocese de Montes Claros, a semana além de ser celebrada em suas comunidades e paróquias, também terá a oportunidade de refletir com a professora de Bioética do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria sobre o tema do Nascituro. Uma aula especial que acontecerá no Seminário Maior, no dia 07 de outubro, com transmissão ao vivo pela canal do Youtube da Arquidiocese de Montes Claros.

Anamaria de Souza Cardoso possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Montes Claros (2002). É mestre e doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2009). No Seminário Arquidiocesano, vinculado ao Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), é professora de Bioética para o curso de Teologia (desde 2017). No Centro Universitário UNIFIPMoc-AFYA (desde 2011) leciona no curso de Psicologia, com o ciclo de disciplinas das áreas Biológicas: Genética, Neurociência, Neuroanatomia e Psicofarmacologia. Nessa mesma instituição atua também como revisora na Revista Multidisciplinar, como tutora de Projeto Interdisciplinar, orientadora de Iniciação científica e como Professora Assistente no Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente, NAPED.