Igreja comemora 110 anos em Montes Claros com mudanças nos cargos - Rede Gazeta de Comunicação
Igreja comemora 110 anos em Montes Claros com mudanças nos cargos

A Igreja Católica comemorou, na noite de quinta-feira (10), os 110 anos de criação da Diocese de Montes Claros, em evento realizado na Catedral Metropolitana e celebrada pelo arcebispo Dom João Justino Medeiros. Na parte da manhã, durante a celebração específica para o Clero Católico, ele recebeu a profissão de fé e o juramento de fidelidade dos sacerdotes nomeados para novos serviços que foram comunicados no dia 12 de novembro e que faz parte da nova estrutura de governo da Arquidiocese. À noite, a celebração foi aberta ao público.  Essa organização das celebrações se dá em razão da pandemia que limita o número de pessoas no interior da Igreja.

Na mensagem alusiva aos 110 anos, o arcebispo recorda e agradece os bispos, sacerdotes, religiosos e leigos que dedicaram suas vidas na construção desta Igreja Particular.  “Nessa história de 110 anos perpassa a ação do Espírito Santo, protagonista da evangelização, e a ação dos inúmeros “cooperadores de Deus”. Reconhecendo o crescimento da Igreja Católica na região do Norte de Minas, Dom João destaca algumas iniciativas recentes que já foram realizadas e que estão em andamento, como a IV Assembleia de Pastoral, a instituição das Foranias, dos Vicariatos Episcopais.

Ele lembra ainda a reorganização do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CONARPA), e anuncia os passos que continuam sendo dados, como a criação de novas paróquias e a reorganização das comunidades. Para finalizar sua mensagem, dom João apresenta alguns sonhos para a Arquidiocese: “sonho com uma Igreja marcada pelo sentido da unidade. Sonho com uma Igreja que se nutre e vive da Palavra de Deus. Sonho com uma Igreja missionária, atenta ao mandato de Jesus: ‘ide…’ (Mt 28,19)”. E, ainda, afirma: “para que esses sonhos se realizem, apostamos no caminho da IV Assembleia Arquidiocesana de Pastoral e na nova configuração do organograma pastoral com as mudanças acima explicadas: instituição das Foranias e dos Vicariatos, reorganização do CONARPA e da COARPA. Esperamos que as novas diretrizes da ação evangelizadora apontem com clareza os caminhos que farão esses sonhos se realizarem”. (Girleno Alencar)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: