GIRLENO ALENCAR
Quiz Class, Palavras Indígenas e Maker Educação são as três startups do IFNMG que participam do Programa de Incubação Cruzada da Rede Federal, desde o final de novembro. As três empresas estão entre as 30 selecionadas para participar do programa entre todas as startups inscritas por instituições de todo o país. A seleção foi feita pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com o apoio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). A iniciativa visa o cruzamento de oportunidades de ações conjuntas e a prospecção de novas parcerias entre os ecossistemas inovadores e a Rede Federal.
Para a seleção das startups, o Conif e a Anprotec levaram em consideração os empreendimentos que estavam em estágio de maturidade suficiente para prospecção de parcerias e novos mercados. Foram priorizados, ainda, aqueles cujas soluções abordavam um ou mais objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Todas as empresas convocadas foram, obrigatoriamente, desenvolvidas dentro da Rede Federal. O programa, idealizado pelo professor Henrique Rego Monteiro da Hora, do Instituto Federal Fluminense (IFF) e operacionalizado pelo IFF e Institutos Federais do Amazonas (IFAM), do Espírito Santo (IFES) e Rondônia (IFRO), está na terceira e última fase, que consiste na execução, em si, da incubação cruzada. As empresas selecionadas estão sendo incubadas em duas instituições da Rede Federal diferentes das suas de origem.
“Cada instituição [incubadora] oferece duas conexões para cada startup, que acaba recebendo quatro conexões. Essas conexões podem acontecer com investidores, com parceiros que podem atuar comercialmente junto com a startup ou, às vezes até, uma consultoria específica. Tudo depende muito do que a startup está necessitando, da área em que atua, do estágio em que está e também dos IFs que estão recebendo [a startup] e de suas próprias conexões”, explica Léa Paula Vanessa Xavier Corrêa de Morais, gerente da Ativa Incubadora de Empresas do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e colaboradora do Programa de Incubação Cruzada.
“Estávamos estudando o mercado de captação de recursos para alavancar a nossa solução. Acreditamos no potencial da ferramenta. Após a criação e validação do nosso MVP [Produto Mínimo Viável], vimos a necessidade de buscar capacitação, aceleração e financiamento para impulsionar o nosso crescimento”, conta Ewerton Cardoso Silva, co-fundador da Quiz Class, um software web para criação de testes com correção automatizada. Segundo Ewerton, que está finalizando o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFNMG-Campus Januária, participar do programa pareceu promissor: “Entendemos que seria uma boa oportunidade de colocar a nossa proposta de solução para outros mercados, abrindo novas portas dentro da Rede Federal e em outros lugares do Brasil e do mundo”. E as portas já começaram a se abrir. “Trocamos algumas informações com o IF Sudeste de Minas, o que já nos vislumbrou a possibilidade de implantação da nossa solução nas escolas daquela região”, conta.
Para Joselice Ferreira Lima, professora de Ewerton no IFNMG e sua orientadora de TCC (trabalho de conclusão de curso), essa iniciativa de cruzamento entre os ambientes de empreendedorismo inovador e as startups foi sensacional. “Tal iniciativa deve ser constante nos IFs, para identificar projetos inovadores com potencial de investimento. A pesquisa e a extensão precisam sair dos muros dos seus campi, olhar para a região em que estão inseridos, entender um mercado em constante movimentação e de amplitude global”, defende.
No próximo sábado, dia 18/12, o Programa de Incubação Cruzada vai ainda mais longe. Nesse dia, seis das 30 startups, selecionadas por sorteio, participarão de um demoday com investidores chineses. Entre elas, estarão a Quiz Class e a Palavras Indígenas, ambas do IFNMG. O evento, organizado pela Embaixada do Brasil, em Xangai, na China, acontecerá de forma virtual e terá como objetivo a prospecção de investimentos e novas parcerias entre os ecossistemas de empreendedorismo da Rede Federal e da China.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)