IFNMG homologa 20 bolsas para quilombolas e indígenas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

IFNMG homologa 20 bolsas para quilombolas e indígenas

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) homologou 20 novas bolsas do Programa Bolsa Permanência, destinadas a estudantes quilombolas e indígenas de graduação, após liberação do Ministério da Educação (MEC). O benefício consiste num auxílio financeiro no valor de R$ 1.400 por mês. O recurso é pago diretamente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ao estudante de graduação, por meio de um cartão de benefício. Com essas novas bolsas, são agora 158 estudantes de graduação do IFNMG atendidos pelo programa, e que ficam recebendo a bolsa até se formarem.

O Programa de Bolsa Permanência foi instituído em 2013 é consiste em uma política pública voltada a concessão de auxílio financeiro aos estudantes, sobretudo, aos estudantes quilombolas, indígenas e em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados em instituições federais de ensino superior e assim contribuir para a permanência e a diplomação dos beneficiados. Entre seus objetivos, o programa visa; favorecer a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial os indígenas e quilombolas; reduzir custos de manutenção de vagas ociosas em decorrência de evasão estudantil; e promover a democratização do acesso ao ensino superior, por meio da adoção de ações complementares de promoção do desempenho acadêmico.

A Bolsa Permanência concedida pelo Ministério da Educação é acumulável com outras modalidades de bolsas acadêmicas, a exemplo da bolsa do Programa de Educação Tutorial (PET), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), entre outros. Além disso, a Bolsa Permanência também é acumulável com outros auxílios pagos com recursos próprios das Instituições Federais de Ensino Superior ou do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), como os auxílios de moradia estudantil, alimentação, transporte e creche. (GA)