O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) consolida mais uma importante ação para incrementar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e fortalecimento das cadeias produtivas do Vale do Jequitinhonha, com a Unidade de Referência Tecnológica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que está em implantação no campus Araçuaí. A ação resulta de uma articulação com a Embrapa Milho e Sorgo, de Sete Lagoas, a Prefeitura Municipal de Araçuaí e a Emater-MG, e vem demonstrar que, mesmo neste momento de dificuldades e desafios, em função da pandemia, o Instituto vem buscando desenvolver suas atividades por meio de parcerias com instituições empenhadas em contribuir com o desenvolvimento local.
A URT do campus Araçuaí será uma das unidades destinadas a produzir dados experimentais e testar variedades da Embrapa em regiões específicas, a exemplo do que ocorre no IFNMG-campus Almenara, onde uma URT foi implantada desde outubro de 2019. No campus Araçuaí, a princípio, a unidade será focada em tecnologias para a produção de palma forrageira e implantação de sistemas de Integração Lavoura Pecuária (ILP), consorciando as culturas de milho e sorgo com diferentes variedades de plantas forrageiras.
Segundo o diretor-geral do IFNMG-campus Araçuaí, Irã Pinheiro Neiva, a implantação da URT é uma excelente oportunidade de aproximação de servidores e alunos com os produtores rurais da região em busca de maior aplicabilidade do que está sendo apresentado para as condições específicas da região. “É esse diálogo entre professores, pesquisadores, alunos e produtores que trará bons resultados a partir da implantação da URT”, comenta. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)