IEF se associa a ciclista de Montes Claros para conservação do Parque Lapa Grande - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

IEF se associa a ciclista de Montes Claros para conservação do Parque Lapa Grande

A ampliação de atividades de educação ambiental, conservação e preservação do Parque Estadual da Lapa Grande, em Montes Claros, no Norte de Minas, é objeto do Termo de Cooperação Técnica assinado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) com a Associação dos Ciclistas de Montes Claros (Aciclomoc). A parceria foi formalizada nesta semana, por meio da Unidade Regional de Florestas e Biodiviersidade (URFBio) Norte, e também apoia a prática do ciclismo na unidade.

A assinatura ocorreu durante evento comemorativo ao dia do ciclista, celebrado em 19 de agosto, no Lapa Grande. A atividade reuniu cerca de 200 ciclistas que percorreram as trilhas do parque. Foi proposto um desafio para que durante os percursos os participantes realizassem registros fotográficos. A supervisora da URFBio Norte, Margarete Caires, explicou que o evento foi o primeiro ato da parceria.

“Convidamos os ciclistas para conhecerem a unidade de conservação e observarem as riquezas naturais, o patrimônio e as trilhas. Também foi uma oportunidade para que os ciclistas pudessem vislumbrar o parque como um espaço de convivência para atividades de ciclismo”, salientou.

Plano de ação

Caires ressaltou que, dentro do Termo de Cooperação Técnica, será montado um plano de ação para nortear as atividades realizadas. Dentre as atividades previstas estão medidas de educação ambiental, conservação e preservação da biodiversidade do Parque Estadual Lapa Grande e entorno. “O ciclista que visitar o parque, percorrer uma trilha ou passar pelas comunidades próximas, também poderá conversar com os moradores, visitantes, sobre a importância do parque para a região, levando consciência ecológica”, acrescentou Caires.

Dentre as ações previstas, também serão realizadas ações de prevenção aos incêndios florestais. Coordenador da Aciclomoc, Sérgio Costa de Oliveira, agradeceu ao IEF pela parceria. O ciclista afirmou que a atividade começou a ser praticada no parque em 2017. “Agora, essa semente começa a germinar com esse termo assinado e formalizado com o IEF. Agradecemos pela força que está sendo dada à associação e aos ciclistas de modo geral”, destacou.

Lapa Grande

O Parque Estadual Lapa Grande está localizado em Montes Claros, no Norte de Minas. A unidade de conservação é de extrema importância para a cidade, pois abriga mananciais importantes pelo abastecimento de aproximadamente 35% da população. A altitude do parque varia entre 650 e 1.009 metros, e o relevo é caracterizado por maciços calcários, dolinas e sumidouros. O curso d’água principal é o córrego Lapa Grande, também chamado de córrego dos Bois e córrego Pai João.

Dentre as mais de 50 cavidades registradas no parque, destaca-se a Lapa Grande, pelo fato de ser uma das maiores do Estado, com 2,2 quilômetros de extensão, e por sua importância histórico-cultural. Nos primórdios da história de Montes Claros, a Lapa Grande já possuía este nome e era conhecida e frequentada pelos moradores da região.

O complexo de sistema cárstico, que abrange parte da área, apresenta em sua extensão afloramentos rochosos de calcário, chegando, em alguns casos, a mais de 1.000 metros de altitude. Nestes afloramentos, predominam diversas espécies de cactos e de bromélias.

O parque também abriga importante fragmento do bioma cerrado, com árvores de caules tortuosos e folhas coriáceas, com a cutícula espessa. Destaca-se também a mata seca, que cria duas paisagens completamente distintas na estação seca e na chuvosa. Trata-se de uma zona de transição entre cerrado e caatinga.

Outro patrimônio da unidade é o centenário Casarão das Quebradas, local de grande importância histórica para Montes Claros por ter servido de apoio aos tropeiros que levavam mantimentos para serem comercializados. (Ascom/ Sisema)