Idosos procuram drive-thru para antecipar vacinação contra a Covid-19 - Rede Gazeta de Comunicação
Idosos procuram drive-thru para antecipar vacinação contra a Covid-19

Muitos idosos com mais de 90 anos decidiram procurar ontem (4), o drive-thru montado pela Secretaria Municipal de Saude em um shopping, na região sul da cidade para se vacinarem contra o Covid-19, pois queriam receber de imediato a primeira dose. Isso furou o esquema montado pela Prefeitura de Montes Claros, que tinha programado mandar os seus agentes da equipe de Saude da Família em cada residência. Desde as 8 horas que três equipes passaram a receber os idosos, que precisavam apenas estar no carro ou de moto. O primeiro passo foi preencher o cadastro, quando tinha que apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de endereço. Depois era encaminhado para uma das salas de vacinação, ficando dentro do carro.

A aposentada Azenete Alves Marques, de 92 anos, residente na área central de Montes Claros explicou que estava ansiosa para receber a vacina e por isso, acompanhada do filho Amaro, foi ao drive thru. Ela afirma que o filho é bastante exigente e que desde quando começou a doença em Montes Claros, passou a cumprir as regras sanitárias. Por isso passou esse período todo sem qualquer sintoma da doença. O aposentado Paulo Santos também seguiu os mesmos passos e espera que a vacina chegue o mais rápido possível para maior quantidade de pessoas, pois reconhece que a pandemia coronavirus mudou a história da humanidade e causou muita tristeza.

A secretária municipal de Saude, Dulce Pimenta, explicou que nesta sexta-feira será aplicada a segunda dose da vacinação para quem foi imunizado no dia 20 de janeiro, pois a norma é que a pessoa seja atendida com essa segunda dose com 14 a 28 dias depois de receber a primeira dose. Ela lembra que foi criado o drive-thru para atender os idosos com mais de 90 anos que não estavam cadastrados na Saúde da Família, pois isso ocorre com 20% da população. Porém esclarece que as equipes visitarão as residências dos idosos cadastrados e que isso é uma forma de impedir o deslocamento até os postos de saúde, onde podem estar pessoas contaminadas e com isso, afetar os idosos, que são mais vulneráveis. (GA)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: