Idene recebe pedido para viabilizar aterro sanitário - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Idene recebe pedido para viabilizar aterro sanitário

O subsecretário de Desenvolvimento Econômico e diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), Nilson Borges, recebeu, em Belo Horizonte, lideranças políticas dos municípios de Juvenília, Manga, Matias Cardoso e Montalvânia, que reivindicam apoio do Idene ao projeto de construção de um aterro sanitário por meio do Consórcio Ambiental do Norte de Minas (Codanorte).

O prefeito de Juvenília, Rômulo Marinho Carneiro, ressaltou a união dos municípios e a importância de se cumprir o que o Ministério Público do Estado recomendou sobre o fim dos lixões. Esses depósitos de resíduos de toda ordem afetam o meio ambiente, contaminando córregos e rios, bem como o lençol freático em todo o entorno. Como o Idene tem trabalhado intensamente na segurança hídrica na sua área de abrangência, os prefeitos pediram tubos e um reservatório para captação da água que será utilizada no aterro sanitário.

O diretor-geral do Idene pediu que os prefeitos oficializem a demanda, bem como coloquem as especificações necessárias. “Faremos o possível para atender esses municípios, pois essa união para o fim dos lixões é algo extremamente importante e louvável. Estamos aqui atendendo a todos, conforme orientação do governador Romeu Zema”, afirma Nilson Borges.

O diretor-geral disse que as necessidades dos municípios em toda sua área de abrangência são grandes, principalmente na segurança hídrica, mas que o Idene está trabalhando também em outros projetos, citando outros eixos do Plano de Desenvolvimento, como infraestrutura e desenvolvimento econômico e social. Os prefeitos se manifestaram gratos ao Idene pela maneira como têm sido atendidos pelo Idene nas suas regiões. (GA)