IDADE É APENAS UM NÚMERO | Glorinha Mameluque realiza sonho de aprovação em medicina aos 86 anos - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

IDADE É APENAS UM NÚMERO | Glorinha Mameluque realiza sonho de aprovação em medicina aos 86 anos

Élid Noronha

Em uma conquista inspiradora, Maria da Glória Caxito Mameluque, carinhosamente conhecida como Glorinha Mameluque, de 86 anos, foi aprovada no vestibular para o curso de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), se tornando um exemplo de perseverança e amor pelo conhecimento, Glorinha é a personificação do lema “Nunca é tarde para aprender”.

“Em nenhum momento me senti desanimada devido a idade, amo enfrentar desafios, estou sempre animada e penso positivamente, isso faz parte de mim, mesmo  após a aprovação, estou animada para começar o curso, muitas pessoas me perguntam ‘Você vai continuar?’ e eu respondo que é claro, se eu fiz a prova, é porque eu vou fazer o curso” Afirmou Glorinha, entusiasmada.

Glorinha decidiu prestar o vestibular após a Unimontes abrir um vestibular para pessoas com mais de 60 anos, iniciativa que teve como intuito mostrar que a Universidade é um espaço para todos. A prova foi aplicada no dia 16 de Julho e apenas duas vagas foram oferecidas para cada curso de Medicina. No dia 24 de julho, saiu o resultado que confirmou a aprovação de Glorinha em Medicina, superando outros 96 candidatos para as duas vagas disponíveis. A prova teve como exigência a escrita de uma redação, sobre a preparação para o vestibular, Glorinha nos contou: “Eu me preparei para a redação, pois para fazê-la, não é somente escrever, existe uma série de requisitos, eu fiz umas 30 redações para ficar por dentro dos temas que provavelmente iriam cair. Caiu um tema muito bom, ‘A inclusão do idoso na sociedade’.”

Glorinha Nasceu em São Romão, no dia 27 de abril de 1938, às margens do Rio São Francisco, no Norte de Minas, mudou-se para Montes Claros há mais de 50 anos, onde conheceu e se casou com o Dr. Pedro Mameluque, juntos construíram uma família com quatro filhos, nove netos e agora, Glorinha espera a chegada dos bisnetos. Questionamos a ela o motivo da escolha deste curso, e ela relatou: “Medicina é um sonho de criança, de juventude, que nunca morreu, continua latente. Já tentei outras vezes, fiz cursinhos preparatórios, mas as circunstâncias da vida me impediram de realizar este sonho, e agora neste momento, eu tenho quatro filhos, todos independentes, nove netos formados, meu marido já faleceu, então acredito que agora, chegou a minha vez, vou enfrentar com muita coragem essa nova etapa da minha vida, apesar dos 86 anos de idade.”

A trajetória de Glorinha é um testemunho do poder da educação e da importância de nunca desistir dos sonhos. Sua aprovação em Medicina, aos 86 anos, é um marco não apenas para ela, mas para toda a comunidade de Montes Claros, que vê em sua história um símbolo de que é sempre tempo de aprender e crescer. Ela sempre esteve ligada aos estudos e a escrita, em entrevista, nos contou um pouco da sua vasta experiência: “Eu sou membra da academia Montesclarense de Letras, já fui presidente, também sou membra da academia feminina de Letras de Montes Claros, onde fui a primeira presidente, sou membra do instituto histórico e geográfico de Montes Claros, recentemente me tornei membra da academia Urucuiana de Letras, também sou membra da ADJEB (Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil) sessão de Minas Gerais, além da rede sem fronteiras que tem a sede em Portugal, escrevo crônicas semanalmente e tenho trinta livros escritos, vinte e oito publicados e dois prontos esperando a oportunidade para lançá-los.”

Glorinha também compartilhou sua alegria e gratidão. “Sou muito grata a Deus por tudo que tem me proporcionado e peço somente saúde, para que eu tenha coragem de enfrentar o que vem por aí”

Sua família também está animada e orgulhosa por essa conquista, Chris Mameluque, filha de Glorinha que também é escritora, expressou sua alegria: “Para nós, não foi uma surpresa, pois sabemos da coragem e dos peitos de nossa mãe, creio que medicina é o único sonho que estava faltando e essa oportunidade chegou. Foi uma alegria, por mais que a gente espere, ficamos assustados e orgulhosos com a notícia. Vê-la nessa idade, passando por tudo o que ela já passou, perdas, enfrentou um câncer, mas nunca se abateu, então para mim ela já é uma grande vencedora e muito corajosa, a aprovação veio para agregar e mostrar que tudo é possível, estamos vibrando com essa conquista. Se pegarmos o histórico dela, saiu com 17 anos de São Romão para fazer faculdade de Enfermagem em Belo Horizonte, em seu tempo, já é um grande feito, pois na época, infelizmente poucas mulheres chegavam ao curso superior, ela desafiou os padrões da época. É muito legal saber que agora temos uma mãe estudante de Medicina”

Glorinha Mameluque agora se prepara para começar o curso no segundo semestre deste ano, e sem dúvida, sua presença nas aulas será uma inspiração para colegas e professores. A Unimontes também celebra essa conquista, reafirmando seu compromisso com a inclusão e valorização dos idosos na educação superior.