ICA UFMG muda início do ano letivo por 14 dias - Rede Gazeta de Comunicação
ICA UFMG muda início do ano letivo por 14 dias

O Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais sediado em Montes Claros adiou por 14 dias o início do ano letivo de 2023, que seria iniciado em 6 de março e passou para 20 de março. A causa foi o atraso na divulgação dos prazos relacionados ao sistema de seleção para ingresso nas universidades federais, a cargo do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ligado ao Ministério da Educação, isso levou a UFMG a reconfigurar o calendário acadêmico da instituição para 2023.

O calendário teve de ser modificado também em outros pontos. O último dia letivo do primeiro período passou de 7 para 14 de julho. O segundo período terá início em 12 de agosto e será concluído no dia 16 de dezembro – essa última data continua como estabelecido no calendário divulgado anteriormente à comunidade da UFMG. O calendário de 2023 foi publicado em outubro, conforme normas da instituição. No entanto, no final de novembro de 2022, o Inep informou que os resultados do Enem, que normalmente são divulgados em janeiro, seriam conhecidos apenas em 13 de fevereiro, o que levaria a publicação dos resultados do Sisu para 7 de março, um atraso significativo na comparação com os anos anteriores.

A Andifes, com participação ativa da UFMG e de outras instituições, tem feito gestões junto ao MEC no sentido de que seja antecipada a divulgação dos resultados do Enem e, por consequência, o prazo final das escolhas dos estudantes por meio do Sisu. Essa medida é importante porque vai dar mais tempo hábil para a condução dos processos internos na Universidade. A UFMG trabalha também para otimizar os procedimentos de registro acadêmico e matrículas de calouros, o que reduzirá a duração do processo, mantendo sua eficiência. Isso tornará possível limitar em apenas duas semanas o adiamento do início das aulas dos calouros em relação ao calendário divulgado anteriormente. O novo calendário foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em reunião na última terça-feira, 20 de dezembro.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: