A prefeita de Ibiaí, Sandra Fonseca, pediu a ajuda da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) para agregar benefícios com a obra da adutora do rio São Francisco que está saindo de sua cidade para abastecer Montes Claros, estimada em R$ 108 milhões. Ela se reuniu com o secretário-executivo da Amams, Ronaldo Dias e o Daniel Patrick Ribeiro Queiroz, prefeito de Josenópolis, quando tratou do assunto. Um dos focos é receber o Imposto Sobre Serviços (ISS), e com isso, arrecadar recursos que possam gerar empregos e renda. Ela estava acompanhada do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo de Jesus Soares.
Sandra Fonseca lamenta que Ibiaí tenha dificuldades em negociar esse tipo de assunto, como ocorreu durante a obra de pavimentação da estrada que liga Ibiaí a BR-365, em 2012 quando a empresa deixou de pagar o ISS sobre a obra. A prefeitura acionou a Justiça para receber R$ 1,7 milhão, mas o processo ainda está tramitando. “Uma valor como esse é de alta significância. Permitiria fazer obras de asfaltamento de ruas e avenidas da cidade”, explica a prefeita Sandra Fonseca. A Amams se comprometeu a analisar o processo judicial e procurar uma solução, seja negociada ou mesmo pedindo a ajuda do Ministério Público.
O diretor da Amams, Daniel Patrick Ribeiro Queiroz, trouxe como pauta o licenciamento da Sul Americana Metais (SAM), que pretende explorar o minério no Norte de Minas. Ele explica que identificou uma articulação dos movimentos sociais para impedir que o Estado forneça a licença ambiental para esse projeto, que delimitou como prazo final para esse projeto o mês de novembro deste ano. Daniel sugeriu que a Amams aproveite a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, na próxima semana na Amams, para realizar uma reunião com todos os prefeitos beneficiados por esse projeto, para criar mecanismos que permitam esse licenciamento. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)