Humberto anuncia modernização administrativa e planta de valores - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Humberto anuncia modernização administrativa e planta de valores

GIRLENO ALENCAR

O prefeito Humberto Souto decidiu implantar a modernização administrativa de gestão de Montes Claros, para desburocratizar principalmente os projetos de desenvolvimento econômico, permitindo aos investidores maior agilidade na criação das empresas e projetos. Ele também mandou estudar a atualização de nova Planta de Valores Imobiliários em Montes Claros, definindo os valores corretos do Imposto Predial e Territorial Urbano. Na terça-feira, o prefeito participou de reunião com os 23 vereadores, com eles ficando no gabinete do prefeito, enquanto Humberto Souto ficou em sua casa, falando através de videoconferência. Ainda durante a reunião, Souto anunciou que Montes Claros está pronta para a vacinação contra a Covid-19, pois tem seringas, profissionais e refrigeradores para cumprir essa meta.

O presidente da Câmara Municipal, Claudio Rodrigues de Jesus explica que esta reunião foi iniciativa da Mesa Diretora, principalmente para os vereadores de primeiro mandato. Souto mostrou aos vereadores que precisa dar maior celeridade na parte administrativa da gestão, acabando com a burocracia, até como forma de atrair mais investidores. Ele encarregou o vice-prefeito Guilherme Guimarães de providenciar a proposta da reforma. A outra proposta é das plantas de valores imobiliária, que ficou sob responsabilidade da Secretaria de Finanças, através do secretário William César Rocha. O prefeito informou ainda que Montes Claros teve uma sobre da Lei Aldir Blanc e aplicará essa sobra nesse ano, para atender a classe cultural.

Na manhã de ontem (13), o vice-prefeito Guilherme Guimarães explicou que desde 2019 o prefeito Humberto Souto procurou agilizar uma reforma administrativa na gestão e por isso, na época estabeleceu menos exigência na construção de imóveis com até 70 metros quadrados. Porém, agora, a meta é implantar processos eletrônicos, em vez do físico e os pareceres das várias pastas seriam mais rápidos. Um exemplo é o Alvará de Funcionamento, que será mais rápido. “O Brasil e Minas Gerais já adotaram medidas para atrair mais investidores, com processos mais ágeis. Faremos o mesmo em Montes Claros. Queremos fortalecer a nossa economia”, explica o vice-prefeito.

No caso da planta de valores imobiliários, ele justifica que há muito tempo não existe qualquer atualização e como consequência, tem áreas que receberam muitas melhorias, como as áreas cortadas pelas novas avenidas e ocorreu a valorização do imóvel, mas se usa os dados cadastrais antigos. Por isso, a Secretaria de Finanças realizará um estudo de fixar o valor real da planta de valores. Está sendo estudado um mecanismo para os moradores aderirem a essa adimplência.