Humberto anuncia abertura das escolas em Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Humberto anuncia abertura das escolas em Montes Claros

GIRLENO ALENCAR

O prefeito Humberto Souto decidiu flexibilizar o funcionamento das escolas em Montes Claros e na tarde de segunda-feira quando postou um vídeo de 7min42seg, comunicando a decisão de publicar um Decreto Municipal disciplinando a situação, com perspectivas das aulas serem retomadas no final de fevereiro, para a rede particular e início de março, para as escolas públicas. Ele alega que as aulas serão hibridas, com uma parte presencial e outra pela via remota. A sua decisão surpreendeu, pois desde o dia 15 de janeiro a Prefeitura Municipal tinha de apresentar uma proposta de calendário escolar ao Ministério Público e deixou de cumprir esse prazo. No dia 16 de janeiro, os pais de alunos e professores da rede particular fizeram protesto na cidade, que foi concluído na porta de sua casa, gerando muita polemica.

Depois dessa manifestação, a Secretaria Municipal de Educação fez uma sondagem com os professores da rede municipal, quando pediu que eles entrassem no programa interno de informática e respondesse se deveriam retomar as aulas pela via presencial e remota e qual distanciamento deveria ser cobrado. A maioria dos professores decidiu por reprovar o retorno das aulas. Na sua mensagem, o prefeito Humberto Souto explicou que está programando a reabertura das escolas e por isso, pediu para verificar outros locais onde isso ocorreu. Mandou preparar as escolas para receber esses alunos. Souto questiona se as mães realmente querem a reabertura das escolas, pois na verdade, apenas um grupo de mães e as escolas particulares querem essa retomada.

Ele afirma que a meta é reabrir em fevereiro as escolas particulares e em março as escolas públicas. O prefeito reconhece que Montes Claros está em situação regular com relação ao Covid-19, com a rede hospitalar cumprindo as demandas. A reação foi na Câmara Municipal, com a vereadora Iara Pimentel, do PT, alertando que a rede municipal tem aproximadamente 30 mil alunos e cinco mil pessoas, entre professores e trabalhadores, que devem ser vacinados para retornarem às escolas. Ela quer saber como encontrar as 35 mil vacinais para a rede pública.

O presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Montes Claros, Elio Soares Ribeiro, explica que a entidade tem discutido com o município a retomada das aulas na rede particular. Ele observa que a proposta é de permitir na primeira etapa que 1/3 dos alunos sejam presenciais, seguindo critérios das normas sanitárias, para esse numero crescer de forma gradual.