O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros recebeu no Auditório Sabedoria e Humildade Professor Robson Vieira Porto, a Turma LXXIV do curso de graduação em Medicina. Os acadêmicos estão no 9º período e iniciarão a fase de internato, onde, a partir deste semestre, terão as suas atividades concentradas no aprendizado hospitalar, nas práticas médicas e nas diversas capacitações clínicas dispostas pelo hospital.
Na oportunidade, estiveram presentes 25 novos internos, que tiveram suas atividades divididas por etapas de apresentações de gerentes do hospital, através dos quais receberam informações a respeito do funcionamento dos seus setores e protocolos, bem como regras gerais de utilização dos serviços disponíveis para os alunos que possuem atividades voltadas ao ambiente do HU.
A cerimônia de acolhimento foi presidida pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, que tem feito, junto à administração hospitalar, grandes esforços para os projetos de reestruturação física e recomposição de pessoal para o hospital.
“A nossa gestão tem buscado, de forma técnica e propositiva, recompor as estruturas do Hospital Universitário. Reestruturamos a equipe da gestão do hospital, a equipe de engenharia, entre outras tantas e frenteamos discussões junto ao Governo de Minas para que fosse possível reiniciar todas as obras que estão paradas no HU, estando algumas há quase 10 anos sem previsão de conclusão”. O reitor ainda afirmou que, em cerca de dois anos, todas as obras estarão concluídas e em funcionamento. “As obras estarão dispostas para servir vocês, alunos e alunas, que ainda estarão aqui no hospital para aprender, saindo daqui profissionais altamente capacitados”, destaca.
Ao lado do reitor, também compuseram a mesa a Pró-reitora de Ensino da Unimontes, professora Ivana Ferrante Rebello e Almeida; e os diretores de Enfermagem e Assistencial do Hospital Universitário, Suelen Santos Ferreira e Raphael Brandão, respectivamente.
Otimismo e reconhecimento
O estudante de Medicina e recém-interno Gabriel Correia de Oliveira, esteve presente no acolhimento da turma e manifestou suas considerações. “Hoje, a Turma LXXIV de Medicina da Unimontes foi recebida para o início da fase de internato. O evento foi de extrema importância para que os estudantes pudessem conhecer as equipes responsáveis pelas diversas áreas de atuação do hospital, além de entender os obstáculos e avanços na realidade atual do HU”.
O estudante, que compõe a atual gestão do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unimontes, completou: “A turma agradece o carinho da equipe do HU e da Reitoria, e reiteramos o compromisso na luta pela saúde pública, gratuita e de qualidade”.
Vacinação obrigatória
O Hospital da Unimontes possui protocolos quanto ao ingresso de novas pessoas em suas linhas de assistência, sendo obrigatória a conferência vacinal de todos aqueles que iniciam suas atividades. Para que os acadêmicos de medicina tivessem seus procedimentos oficializados, foi necessária a conferência do quadro de vacinas de todos eles, com atualizações para a prevenção de doenças como a Covid-19, febre amarela, difteria, tétano, hepatite B e gripe-influenza. As vacinas foram disponibilizadas pela Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Montes Claros. (Ascom Unimontes)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)