Hu realiza palestra sobre saúde mental no Abril Verde - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Hu realiza palestra sobre saúde mental no Abril Verde

Evento discutiu o acolhimento dos pacientes, considerando a diversidade, equidade e a inclusão

“Como desenvolver ambientes de diversidade, equidade e inclusão nas atividades das instituições de saúde”. Este é o tema de palestra ministrada no Hospital Universitário Clemente de Faria (HU- Unimontes), vinculado a Universidade Estadual de Montes Claros, terça-feira (16/04). A atividade foi inserida na programação do “Abril Verde – Mês de Prevenção, Segurança e Saúde no Trabalho”, que tem como um dos objetivo disseminar e conscientizar os servidores e toda a população sobre a implantação de ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

A palestra sobre a questão foi proferida pelo O psicólogo, Luiz Henrique Silva Nascimento, especialista em Direitos Humanos e em diversidade e inclusão nas organizações.

O evento, realizado no auditório Robson Vieira Porto, foi idealizado pela clínica de saúde mental do Hospital Universitário em parceria com a residência multiprofissional em Saúde Mental da Unimontes com a preceptora e assistente social, Daniela Queiroz; a enfermeira Débora Moreira e a psicóloga Jania Samudio.

Durante a palestra, o psicólogo Luiz Henrique Silva Nascimento destacou que “no ambiente de saúde, cada indivíduo é único e merece um tratamento que leve em consideração sua integralidade. Pensar em diversidade e inclusão é compreender a interseccionalidade: a junção de diversas variáveis que moldam a vida de cada pessoa”.

Ele enfatizou ainda que “é de suma importância criar um ambiente onde todas as pessoas se sintam verdadeiramente bem-vindas e valorizadas, oferecendo um atendimento que não apenas respeite, mas celebre a diversidade de cada indivíduo”, enfatizou o palestrante.

Na oportunidade, os profissionais do Hospital Universitário foram treinados para considerar todas as variáveis – sejam elas relacionadas à raça, orientação sexual, identidade de gênero, ou condição socioeconômica – para garantir que cada pessoa receba o tratamento adequado, com respeito e dignidade, para oferecer um ambiente acolhedor, onde todos os pacientes se sintam valorizados e respeitados em sua totalidade.

O Superintendente do HU-Unimontes, Iuri Simões Mota, enalteceu a importância do evento. “Essa palestra propiciou um momento de grande importância para a promoção da diversidade, equidade e inclusão como valores que enriquecem o nosso ambiente de trabalho e impactam diretamente na qualidade do atendimento prestado aos pacientes”.

Por sua vez, a assistente social do HU Unimontes, Daniela Queiroz reforçou a importância de se ter um ambiente de trabalho que possa acolher a todos. “Proporcionar um ambiente de trabalho inclusivo, onde todas as pessoas se sintam valorizadas e respeitadas, promove a satisfação dos funcionários e cria uma cultura de trabalho positiva e colaborativa, que beneficia tanto os funcionários como os pacientes”, observou Daniela.