Hospital Universitário investe R$ 555,8 mil na água de qualidade - Rede Gazeta de Comunicação

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Hospital Universitário investe R$ 555,8 mil na água de qualidade

O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) da Unimontes, realizou investimentos de R$ 555.864,00, por meio de recursos do Tesouro do Estado para garantir a qualidade da água distribuída em todos os setores da unidade hospitalar e atender à legislação vigente, por meio de análises diárias do Setor de Controle de Qualidade de Água (criado para essa finalidade) e com validações da Vigilância Sanitária.

A qualidade da água para consumo humano não pode, segundo o Ministério da Saúde, conter microrganismos patogênicos, nem substâncias que representem risco à saúde em níveis superiores aos máximos permitidos, além de não poder apresentar características que causem rejeição por parte da população, como gosto, odor ou cor que deixem a água com um aspecto desagradável.

Anteriormente, o sistema de abastecimento de água do HUCF era misto. Apenas alguns prédios eram abastecidos com água da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), sendo que os outros prédios eram abastecidos com água de poço artesiano.

De acordo com Guilherme Camilo, gerente do setor de Engenharia e Infraestrutura do HUCF e um dos responsáveis pela implantação desses sistemas no âmbito do hospital “todos os usuários do HUCF serão beneficiados. O que muda é a certeza da análise da água tratada, observando rigorosos padrões de controles da qualidade e pureza. Com isso, os pacientes e servidores serão os maiores beneficiados coma modernização no sistema de tratamento de água”, destaca.

A Estação de Tratamento Água de Poço, com valor de R$ 218.530,00; o Sistema de Tratamento Fixo de Água para Diálise, no montante de R$ 265.000,00 e a aquisição de Equipamentos para Análise da Qualidade da Água, no valor de R$ 72.334,00.

A Estação de Tratamento de Água (ETA) tem capacidade de vazão de 36m³/hora, em lugar restrito e abrigo para os insumos utilizados, fornecendo qualidade no consumo da água a todos os usuários e servidores.

A empresa vencedora da licitação, Acquamedic, foi a responsável pela instalação e o treinamento dado ao Setor de Manutenção Predial, Técnicos e Coordenadores. Os servidores da Manutenção Predial ficaram responsáveis pelas rotinas do sistema da ETA e as análises padronizadas da água tratada ficarão a cargo de uma técnica em química.

“A aquisição dos equipamentos representa um importante avanço dentro do HUCF, visto que foram atualizados os protocolos de controle de água distribuída para os diversos setores do hospital, além de novos procedimentos e planos de contingências. É importante ressaltar que foram adquiridos os melhores equipamentos do mercado, trazendo inovação e qualidade para as análises, sendo exclusivos do HUCF”, destaca a responsável técnica Kelly Lopes.

O Sistema de Tratamento Fixo de Água para Diálise de Agudos tem a capacidade para 750 Litros/h, atendendo a uma reserva técnica de até quatro terapias simultâneas.

Possui módulos de Osmose Duplo Passo, desinfecção UV e Ozônio programáveis. A água é disponibilizada em um LOOP contínuo em regime de turbulência para evitar a formação de biofilme. Contempla 16 pontos de diálise, sendo estes na UTI Adulto, UTI Covid-19 e Clínica Médica.

“A nova usina de tratamento de água (osmose reversa) trará benefícios significativos para a realização do procedimento, uma vez que a água já chegará devidamente tratada ao ponto do box do paciente, não sendo necessário o uso da osmose e do abrandadores móveis. Trazendo mais segurança e rapidez as diálises”, ressalta Jane Tolentino Barbosa, gestora de Enfermagem da UTI Adulto.

O coordenador médico da UTI Adulto, Guilherme Braga Muniz, enfatiza a importância do feito: “Fruto dos sonhos de muitos, a causa foi abraçada pela atual diretoria do hospital e representa um avanço assistencial ímpar para os pacientes do HUCF. Ainda afirmou “Com sua inauguração, teremos independência para todos os processos que necessitam de água purificada, a exemplo das terapias dialíticas, bem como maior segurança na assistência aos nossos usuários do Sistema único de Saúde (SUS)”.