Hospital Universitário espera mais vacinas para servidores - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Hospital Universitário espera mais vacinas para servidores

GIRLENO ALENCAR

O Hospital Universitário Clemente de Faria, da Universidade Estadual de Montes Claros, está cobrando a vacinação dos outros 356 servidores que ficaram sem a imunização contra a doença e por isso, desde o dia 11 de março a direção solicitou à Secretaria Municipal de Saúde, gestora sobre as doses que são repassadas pelo Governo do Estado. Inclusive a Superintendência Regional solicitou que fosse contemplado todo o corpo funcional do Hospital Universitário Clemente de Faria, com as novas orientações técnicas de vacinação do grupo prioritário “Trabalhadores da Saúde”, da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Ressalta-se, ainda, que deverão ser vacinados todos os profissionais de saúde, contemplados na resolução n° 287, independentemente do local de atuação. No último relatório enviado para o setor de imunização da SMS constam as admissões de novos contratos administrativos autorizados pelo Estado, estagiários remunerados e os novos residentes das diversas especialidades, com início em 1º de março.

O documento considera como trabalhadores da saúde a serem vacinados na campanha, “os indivíduos que (…) que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais (…). Dentre eles, estão os profissionais de saúde que são representados em 14 categorias, conforme resolução n° 287, de 8 de outubro de 1998, do Conselho Nacional de Saúde: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares;  e (…) os trabalhadores de apoio (exemplos: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros); (…) e acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios”.

Porém, na mensagem de resposta da Secretaria Municipal de Saúde enviada ao Hospital Universitário, o Setor de Imunização da SMS se baseou nos critérios da Deliberação CIB-SUS/MG 3.319, de 9 de fevereiro de 2021, não levando em consideração o Oficio  234/2021/CGPNI/DEIDT/SVS/MS, datado de 11 de março. Na correspondência enviada, a Secretaria Municipal informa que “o Município de Montes Claros tem recebido quantitativo de doses para os trabalhadores da saúde de acordo com cálculo do Ministério da Saúde e vem seguindo os critérios de vacinação destes profissionais como descrito no Plano Nacional e em notas técnicas emitidas pelo Estado e mantem-se a priorização dos profissionais de saúde atuante diretamente com casos de Covid-19, sendo aqueles que fazem a assistência e realização de exames com objetivo de diagnostico. Somente depois de vacinar todos esses profissionais é que serão expandidos aos demais funcionários da instituição, exceto os da área administrativa nessa fase.