Hospital Universitário adquire equipamento de hemodiálise - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Hospital Universitário adquire equipamento de hemodiálise

O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), ampliou o seu parque tecnológico e passou a oferecer mais um importante serviço á saúde da população. O HUCF adquiriu um equipamento para hemodiálise contínua em pacientes com Insuficiência Renal Aguda (IRA) pelo sistema PrismaFlex. O aparelho reforça também a estrutura do hospital no atendimento aos pacientes infectados com Covid-19. Avaliado em R$ 163 mil reais, o equipamento foi adquirido pela atual gestão do HUCF em sistema de comodotado, com recursos do Governo do Estado, viabilizados por meio de emenda parlamentar da deputada estadual Marilene Souza – Leninha (PT).

Foram realizados no Hospital Universitário treinamentos teóricos e práticos, que permitiram que os profissionais do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) Adulto e CTI Covid-19 pudesse aprender sobre as terapias agudas de diálise contínua em pacientes com Insuficiência Renal Aguda. A enfermeira Aline de Azevedo Sampaio, especializada em Nefrologia e consultora técnica da empresa, realizou os treinamentos das equipes do HUCF. Ela ressalta a importância da aquisição deste equipamento de última geração para o tratamento de pacientes com Covid-19.

“A terapia de diálise contínua é indicada para pacientes instáveis hemodinamicamente que evoluem com IRA e estão internados na terapia intensiva. A diálise contínua está sendo muito utilizada no mundo para o tratamento de pacientes acometidos com a Covid-19 e que evoluem com IRA. O equipamento também realiza plasmaférese (troca terapêutica do plasma)”, explica a profissional de saúde. A consultora técnica conta que a terapia tem a duração de 72 horas no mesmo paciente, proporciona fluxos sanguíneos e retirada de fluidos de maneira lenta. Isso evita que o paciente desestabilize durante a sessão.

“Até então o HUCF não contava com essa tecnologia e possuía apenas equipamento para realização de diálise convencional ou intermitente. Com a aquisição desta tecnologia de ponta, o hospital entra como uma das referências na região neste tipo de procedimento”, pondera Aline de Azevedo. Luciano Oliveira Marques, enfermeiro do CTI Adulto do HUCF, organizou o treinamento e participou do processo de implantação da diálise contínua na instituição. Ele explica os processos que levaram a aquisição deste aparelho. (GA)