O Hospital Dílson de Quadros Godinho (HDG), dentro do processo contínuo de capacitação de suas equipes assistenciais, realiza até a próxima semana, treinamentos teóricos e práticos para enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, sobre sinais de Parada Cardiorrespiratória (PCR), cuidados e tratamentos de pacientes traqueostomizados e de quimioterapia.
O treinamento envolve os antigos e os novos colaboradores das alas de internações do HDG, sendo elas: Ala A (Branca), Ala B (Amarela), Ala C (Verde), Ala D (Cinza) e Ala E (Rosa). “O treinamento foi uma necessidade percebida pelas coordenações dessas alas com a chegada de novos funcionários. Tivemos que antecipar os treinamentos com o objetivo de capacitar as novas equipes e reciclar com os trabalhadores que estão há mais tempo e que também necessitam relembrar os procedimentos corretos”, destacou o enfermeiro Eduardo Luís Soares Neto, responsável pela Ala C do HDG.
Além de relembrar conhecimentos adquiridos nos estudos e no dia a dia do trabalho, os treinamentos trazem as novidades das áreas médica, enfermagem e fisioterapia, consideradas áreas importantes dentro do processo de acolhimento e prestação de serviço aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), convênio e/ou particular.
“As capacitações estão acontecendo nos turnos manhã e tarde, e serão finalizadas na semana que vem. Devem participar aproximadamente 60 colaboradores do HDG, de todas as alas. Neste momento, priorizamos os setores de internações. A área da saúde sempre nos traz novidades e quanto mais a gente atualizar as equipes, mais capacitadas elas estarão para cuidar bem dos nossos pacientes”, ressaltou o responsável pela Ala C.
O técnico de enfermagem, Ivan Oliveira Neri foi um dos participantes do treinamento realizado na manhã de hoje, no oratório do HDG. Ele trabalha na Ala B (Amarela) e fala da importância de novos conhecimentos dentro do processo de capacitação da área assistencial.
“Os treinamentos são essenciais dentro da área da saúde, principalmente na assistência aos pacientes acamados. Aqui, são abordados fatos e situações semelhantes às que ocorrem dentro do nosso setor. Creio que capacitar as equipes é essencial para uma melhor assistência, pois a gente aprende a cada dia. Esse processo por ser rotineiro, facilita e recapitula muitos ensinamentos e os colocamos em prática diariamente”, finalizou o técnico em enfermagem.
PCR
A Parada Cardiorrespiratória é quando o coração para de bater repentinamente ou passa a bater de forma insuficiente, muito devagar. A condição também é conhecida por parada cardíaca e pode levar à morte.
Traqueostomia
A traqueostomia é um procedimento cirúrgico que consiste em criar uma comunicação da traqueia com o meio externo. É indicada para os casos em que há obstrução das vias aéreas superiores ou necessidade de ventilação mecânica do paciente por período prolongado.
Quimioterapia
Quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor ou se multiplicam desordenadamente. Estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes e impedindo, também, que elas se espalhem pelo corpo. (Ascom HDG)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)