O Hospital Aroldo Tourinho está realizando, desde 25 de março, e concluirá em 3 de abril, capacitação “Conhecendo os Cuidados Paliativos e seus Atores”. O ciclo de treinamento contempla colaboradores da área assistencial e apresenta as técnicas relacionadas à abordagem paliativa.
Há 3 anos o Hospital Aroldo Tourinho implementou em seu atendimento os cuidados paliativos para os pacientes que necessitam dessa abordagem. Desde então, a instituição realiza capacitações para a equipe assistencial com o objetivo de aperfeiçoar o serviço.
“Logo quando iniciamos o projeto para atendimento em cuidados paliativos, montamos uma equipe multidisciplinar, e essa equipe é constantemente treinada para oferecer o melhor tratamento. Este momento é muito importante para aperfeiçoarmos os procedimentos e avançarmos em novos conhecimentos’’, explica a enfermeira e coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos do Aroldo Tourinho, Sheyla Pereira Soares.
O ciclo de capacitação está sendo conduzido pela psicóloga e palestrante Ana Ângela Catharina. “A gente vem falando sobre o processo de seleção desses pacientes, quais são as ferramentas disponíveis na medicina para essa abordagem, bem como em relação ao luto antecipatório e suas consequências. Também ressaltamos a maneira que nós, enquanto profissionais, podemos lidar com os cuidados paliativos e o que essa prática nos proporciona”, diz a palestrante.
Para a psicóloga do Aroldo Tourinho, Keila Regina Silva, “é muito importante o Aroldo Tourinho nos proporcionar este momento, pois os cuidados paliativos nos ajudam a olhar para o paciente em todo o seu contexto físico, social, psicológico e espiritual. É um cuidado de forma humanizada, com o qual podemos oferecer ao paciente o melhor no contexto de sua internação”.
O Hospital Aroldo Tourinho é referência em cuidados paliativos. Segundo a superintendente da instituição, enfermeira Ana Paula Lopes Santos Guerra, “o objetivo é sempre cuidar do paciente e familiares com qualidade e atenção. Temos uma equipe multiprofissional preparada para essa finalidade. Por isso, o ciclo de capacitação é uma oportunidade para aprimorar ainda mais o serviço e melhorar o atendimento à população’’, conclui.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)