HAT realiza procedimento de fechamento percutâneo de comunicação interatrial - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

HAT realiza procedimento de fechamento percutâneo de comunicação interatrial

O Hospital Aroldo Tourinho realizou com sucesso, na última quarta-feira (5), um procedimento de fechamento percutâneo de Comunicação Interatrial (CIA). A intervenção ocorreu sob a coordenação do médico hemodinamicista, Paulo Emílio Clementino Almeida, especialista em cardiologia intervencionista do Serviço de Hemodinâmica da instituição, com o objetivo de corrigir a anomalia cardíaca e restaurar a função normal do coração, melhorando a qualidade de vida do paciente.

A Comunicação Interatrial é uma condição congênita que se caracteriza pela persistência de uma abertura entre as duas câmaras superiores do coração, chamadas átrios. Essa abertura permite a passagem de sangue entre os átrios, o que pode levar a um fluxo anormal e sobrecarga de trabalho para o coração. O fechamento da CIA é uma intervenção minimamente invasiva que visa corrigir essa condição e restaurar a função cardíaca normal.

O médico intervencionista, Paulo Emílio, explica que “os átrios são estruturas do coração que normalmente se fecham no decorrer da gestação e nos primeiros anos de vida, mas, em algumas pessoas, podem permanecer abertos na idade adulta. Com isso, surge a necessidade de intervenção para o fechamento de comunicação interatrial”.

“Há alguns anos esse tipo de procedimento era realizado de forma aberta, arriscada e muito agressiva para o paciente, com um corte na região do tórax, além de um pós-cirúrgico e internação prolongados em CTI. Hoje é realizado de forma minimamente invasiva, apenas com uma punção na veia femoral na região inguinal, com duração média de 30 minutos, muito mais rápido e seguro que a forma tradicional’’, diz o hemodinamicista Paulo Emílio.

O médico destaca ainda a importância desse tipo de procedimento para o restabelecimento da saúde cardíaca dos pacientes. “O fechamento percutâneo de CIA é considerado altamente eficaz, proporcionando uma recuperação mais rápida, menos complicações em comparação com procedimentos cirúrgicos convencionais, curto período de internação, ausência de cicatriz cirúrgica e o rápido retorno do paciente às suas atividades habituais”, diz Paulo Emílio.

“O Hospital Aroldo Tourinho tem se destacado na realização de intervenções cardíacas complexas, sendo referência na região em cardiologia intervencionista. A instituição possui uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, composta por médicos, enfermeiros e técnicos especializados, que trabalham em conjunto para proporcionar um atendimento de excelência aos pacientes”, fala a gerente geral de enfermagem, enfermeira Liz Lorena Felix Cardoso Leite.

“A equipe médica do Serviço de Hemodinâmica do Hospital Aroldo Tourinho é reconhecida por sua excelência em procedimentos cardíacos e, mais uma vez, demonstrou sua expertise ao realizar com sucesso essa cirurgia de fechamento de CIA”, fala o presidente do HAT, professor Paulo César Gonçalves de Almeida.

“A instituição continua comprometida em fornecer atendimento médico de excelência, aprimorando seus serviços e contribuindo para o bem-estar da população”, finaliza o professor Paulo César. (Ascom HAT)