HAT realiza moderno procedimento para tratamento de aneurisma cerebral - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

HAT realiza moderno procedimento para tratamento de aneurisma cerebral

Foi realizado no Hospital Aroldo Tourinho na quarta-feira (27/07) abordagem endovascular inovadora para o tratamento de aneurisma cerebral. Trata-se de procedimento minimamente invasivo utilizando o dispositivo intrasacular WEB – Woven EndoBridge.

O médico neurocirurgião do HAT, Marcílio Monteiro Catarino, explica que “o aneurisma é uma dilatação que se forma na parede enfraquecida de uma artéria e geralmente não apresenta sintoma. Silencioso, muitas vezes, o paciente não sabe que tem e a ruptura leva a um sangramento, o popular derrame cerebral ou AVC. E muitas vezes pode causar a morte”.

“É uma região de difícil acesso e pela técnica convencional, quando se faz a abertura do crânio, pode ser demorada e com alto risco para o paciente. Já o dispositivo intrasacular é menos invasivo, pois é passado por um pequeno furo através da artéria femural, que é a artéria da perna, até o cérebro fechando o problema e impedindo a hemorragia cerebral”, explica Marcílio Monteiro.

Para o neurorradiologista do HAT, Giovanni Inácio Batista, “o WEB é um dispositivo de fácil implantação, com excelentes resultados a longo prazo. Veio para melhorar a assistência médica e obviamente ajudar na evolução favorável do paciente”, salienta.

“Do ponto de vista da realização da anestesia, essa técnica e esse dispositivo utilizado facilitam o trabalho, pois a chance de complicações, de maior magnitude, são reduzidas consideravelmente”, afirma o médico anestesista, Ronaldo Soares Júnior. E acrescenta: “o tempo cirúrgico também é menor, com o paciente podendo ser extubado na mesma sala operatória e encaminhada em segurança para o CTI”.

A superintendente do HAT, enfermeira Ana Paula Lopes Santos Guerra, reitera o compromisso da diretoria do hospital em investir cada vez mais na melhoria e expansão do parque tecnológico.

“Buscamos sempre oferecer inovações em procedimentos menos invasivos e com grandes resultados, como é o caso desse tipo de cirurgia, oferecendo segurança e possibilitando melhor qualidade de vida aos pacientes”, salienta Ana Paula.

%d blogueiros gostam disto: