HAT realiza campanha Janeiro Branco de valorização da saúde mental - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

HAT realiza campanha Janeiro Branco de valorização da saúde mental

O Hospital Aroldo Tourinho promove a campanha Janeiro Branco, cujo objetivo é chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional. A iniciativa também visa desmistificar os muitos tabus que envolvem o tema.

No primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensar em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. Por isso, o mês de janeiro foi escolhido para lembrar-se da importância dos cuidados com a saúde mental.

“Janeiro foi escolhido porque representa o recomeço, a reflexão. A campanha tem como objetivo quebrar paradigmas, tabus e preconceitos e também estimular a cultura do tratamento de saúde mental. Por isso são importantes algumas medidas para proteger a saúde mental, como o aumento do convívio familiar e amigos, preservar os momentos de lazer, manter atividades físicas e um bom padrão do sono”, destaca o médico psiquiatra do Hospital Aroldo Tourinho, Guilherme Bastos.

“Nossas atividades têm como foco os colaboradores e os pacientes. Na primeira semana acontecerá uma abordagem com os pacientes da clínica psicossocial e uma interação com os funcionários do setor. Na segunda semana nós realizaremos uma blitz externa para conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde mental. Na terceira semana está programada uma palestra para os funcionários da instituição. E na quarta semana teremos uma roda de conversa com os profissionais para trazer os debates acerca desse tema e reflexões sobre o nosso contexto atual. Portanto, todas as ações têm como objetivo essa atenção integral do hospital, seja com seus pacientes ou colaboradores”, explica o psicólogo do Hospital Aroldo Tourinho, Caio Nunes Lopes.

“Somos o único hospital filantrópico em todo o norte de Minas referência no atendimento aos pacientes da saúde mental”, lembra a superintendente do HAT, Ana Paula Lopes Santos Guerra.

“Mantemos uma equipe multidisciplinar de médicos psiquiatras, psicólogos, enfermeiros e outros profissionais para o atendimento SUS (através da central de leitos), convênios e particular. Orientar a população sobre os cuidados e prevenção das doenças mentais é nosso dever como referência hospitalar na área”, finaliza Ana Paula. (Ascom HAT)