Neste mês de setembro, dedicado internacionalmente à prevenção do suicídio por meio da campanha Setembro Amarelo, o Hospital Aroldo Tourinho promoverá um curso gratuito, especialmente voltado para professores da rede pública de ensino, intitulado “O Lidar do Profissional da Educação frente às Situações de Autoextermínio e Autolesão”.
O curso será ministrado pelo psicólogo Cláudio Medeiros Santos, e visa disseminar entre os educadores as práticas de prevenção ao suicídio e à autolesão, capacitando os professores para identificar sinais de alerta, lidar com situações delicadas e oferecer apoio adequado aos alunos.
“O Hospital Aroldo Tourinho é referência por sua atuação em saúde mental e bem-estar emocional. E reconhecemos que a educação desempenha um papel crucial na prevenção”, afirma o psicólogo.
“Queremos neste curso poder oferecer aos professores conhecimento e ferramentas necessárias para abordar sensivelmente essas questões em sala de aula e fora dela e, juntos, fazer a diferença na vida daqueles que mais precisam”, diz Cláudio Medeiros.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é uma questão de saúde pública global, superando estatísticas de mortes causadas por doenças amplamente conhecidas. Anualmente, mais vidas são perdidas para o suicídio do que para doenças como HIV, malária, câncer de mama e até mesmo guerras e homicídios. Os números são alarmantes, reforçando a necessidade de ações concretas e contínuas para enfrentar essa problemática.
Especificamente entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio figura como a quarta principal causa de morte, ficando atrás somente de acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Essa estatística sublinha a urgência de abordar o tema de maneira aberta e eficaz nas instituições de ensino.
A superintendente do HAT, enfermeira Ana Paula Lopes Santos Guerra, explica que “durante todo o mês de setembro, o hospital promoverá uma série de ações voltadas para a conscientização e prevenção ao suicídio, com o objetivo de alcançar não apenas os educadores, mas também a comunidade em geral”.
“Essa iniciativa reforça a importância de abordar o tema de forma empática e comprometida com a promoção da saúde mental”, afirma a superintendente.
“Neste Setembro Amarelo, o Hospital Aroldo Tourinho convida a sociedade a unir-se na luta contra o suicídio, reforçando a mensagem de que a prevenção é uma responsabilidade de todos. Ao capacitar os educadores, o hospital visa criar uma rede de apoio capaz de impactar positivamente a vida de muitos jovens, contribuindo para um futuro mais saudável e resiliente”, finaliza Ana Paula.
Para os professores interessados em participar, o curso será ministrado no dia 14 de setembro, às 18 horas, no auditório do hospital. As inscrições devem ser realizadas através do telefone/whatsapp: (38) 2101-4080. (Ascom HAT)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)