GIRLENO ALENCAR
O desenvolvimento e análise sensorial de uma haste comestível em substituição do palito de picolé alcançou o primeiro lugar na área de ciencias agrárias do IX Seminário de Iniciação Científica (SIC) do Instituto Federal do Norte de Minas, encerrado sexta-feira. O evento ocorreu durante cinco dias com programação intensa e mais de 100 atividades, e 2.188 participantes cadastrados e 18.784 inscrições totais (somando todas as atividades). O balanço final do IX Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG foi apresentado na cerimônia de encerramento, transmitida ao vivo no final da tarde desta sexta-feira, 14, pelo canal do IFNMG no Youtube. O momento foi de comemoração, pelo sucesso do evento, e de agradecimentos pelo trabalho da equipe do IFNMG, especialmente do Campus Teófilo Otoni, organizador desta edição, e pelo apoio das empresas e instituições parceiras.
Um dos destaques da solenidade foi o anúncio dos melhores trabalhos. No encerramento, houve também o anúncio das equipes vencedoras das duas atividades realizadas pelo Sebrae que fizeram parte da programação do IX SIC, voltadas para empreendedorismo e inovação. No desafio Fator S Challenge, as equipes participantes tiveram que propor soluções para desafios lançados pelo Hospital Santa Rosália, importante instituição de saúde de Teófilo Otoni, que atende pessoas de toda a região. Foram classificadas em 1º lugar a equipe Almanak, em 2º a equipe Jaquiara e em 3º lugar a equipe Foxy, que receberão prêmios de R$ 2.500, R$ 1.500 e R$ 1.000, respectivamente.
A outra atividade desenvolvida pelo Sebrae foi a oficina MESE (Management and Economics Simulation Exercise), em que as equipes participantes usam um software que simula situações de uma empresa real, exigindo que os participantes tomem decisões, trabalhem em equipe e desenvolvam o comportamento empreendedor. Em 1º lugar ficou a Logitech Pencils, em 2º lugar a Amipy e em 3º lugar a GoldPen. As duas primeiras equipes disputarão a final estadual da MESE.
Os melhores trabalhos nas ciências agrárias – produção vegetal teve em 1º lugar o desenvolvimento e análise sensorial de uma haste comestível em substituição do palito de picolé; em 2º lugar a composição fenólica e atividade antioxidante de resíduos de frutas e em 3º lugar a caracterização físico química de “mel” de cacau e verificação de sua potencial utilização na produção de uma bebida fermentada alcoólica. O 4º lugar foi características fitotécnicas de genótipos de goiabeira para produção de mudas matrizes (com a mesma pontuação do 3º lugar) Na área de conhecimento: ciências agrárias – produção animal o 1º lugar foi tempo de ruminação em ovinos alimentados com farelo de palma forrageira em substituição ao milho grão. 2º lugar – teste sensorial a respeito das características organolópicas da carne do porco do cerrado e 3º lugar – avaliação de salmonella sp. e staphylococcus aureus em queijo frescal comercializado no município de umuarama, no Paraná. Nas ciências biológicas o 1º lugar foi aa avaliação do efeito inibitório do óleo essencial de pequi sobre o crescimento de aspergillus carbonarius o 2º lugar – o papel das condições ambientais e da interação inseto-planta na concentração de açúcar do nectar extrafloral de anadenanthera peregrina (fabaceae) e na comunidade de formigas e 3º lugar – comportamento de oviposição do aedes aegypti sob diferentes regimes alimentares.
Na ciências humanas o 1º lugar – da bahia-minas ao bahiminas: inventário do patrimônio cultural da estrada de ferro Bahia-Minas no município de Teófilo Otoni-MG 2º lugar – produção de sementes crioulas na comunidade palmital – Araçuaí-MG 3º lugar – as representações das paisagens do Vale do Jequitinhonha na música nacional Nas ciências da saúde o 1º lugar – sífilis congênita em Pirapora, minas gerais: análise epidemiológica de 2014 a 2019 o 2º lugar – ensino médio e adicção em internet: uma análise no IFNMG campus Araçuaí e 3º lugar – adicção em internet no IFNMG – campus Salinas: uma população sem fatores associados?
Nas ciências exatas e da terra o 1º lugar foi utilização de pó cerâmico como catalisador heterogêneo para a síntese de biodiesel o 2º lugar – investigação do efeito peltier na refrigeração de pequenos ambientes e 3º lugar – análise da qualidade da água para o consumo humano do assentamento Jerusalém no município de Rubim, Nas ciências sociais aplicadas o 1º lugar foi a análise de viabilidade econômica da geração distribuída de energia a partir do biogás de manipueira e o 2º lugar foi a avaliação de accountability em universidades e institutos federais do estado de minas gerais. O 3º lugar – endividamento público municipal referente a lei de responsabilidade fiscal: uma análise do município de almenara no período de 2006 a 2020.
Na área de educação o 1º lugar foi jogos educacionais digitais: uma alternativa para práticas no ensino remoto e 2º lugar – satisfação de professores da área de ciências biológicas. O 3º lugar foi as metodologias ativas de aprendizagem: uma alternativa para desenvolver habilidades durante o período de pandemia no IFNMG – campus Salinas.
Nas engenharias o 1º lugar foi – resíduos sólidos e suas implicações: uma análise da percepção dos servidores do IFNMG/campus Januária. O 2º lugar foi a análise do comportamento de curvas de momento-rotação de diferentes ligações semirrígidas aparafusadas e 3º lugar – modelagem e previsão da geração de energia fotovoltaica no município de Teófilo Otoni.
Na área de linguística, letras e artes o 1º lugar foi saberes sobre os povos originários do Vale do Jequitinhonha e Mucuri: relatos de experiências no IFNMG/Araçuaí o 2º lugar foi o boi de janeiro: memória viva da população salinense e o 3º lugar – a vida que (quase) ninguém vê: possibilidades de inovação a partir das narrativas de Eliane Brum, Na área de conhecimento: multidisciplinar o 1º lugar – foi o monitoramento por celular do escurecimento de sucos de cana de açúcar o 2º lugar – levantamento epidemiológico de febre amarela em primatas não humano no norte de minas gerais – uma revisãon e 3º lugar – área de abrangência do instituto federal do norte de minas gerais/campus avançado janaúba: uma leitura a partir de indicadores do núcleo de educação a distância Na área de conhecimento: informática o 1º lugar – foi em direção à caracterização de tecnologias imersivas como apoio ao ensino de algoritmos e programação o 2º lugar – jogo educacional- siblocks e 3º lugar – elaboração de um software educacional como uma ferramenta de apoio aos professores do curso técnico em enfermagem para ministrar o conteúdo de feridas e 4º lugar – estudo sobre o funcionamento teórico de uma maquina turing não determinística de uma fita (com a mesma pontuação do 3º lugar)
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