Guarda Municipal fiscaliza passaporte da vacinação em Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Guarda Municipal fiscaliza passaporte da vacinação em Montes Claros

GIRLENO ALENCAR

A Guarda Municipal e a Vigilância Sanitária iniciaram na manhã de ontem (22), a fiscalização para exigir o Passaporte de Vacinação em Montes Claros, para acesso aos eventos públicos. A equipe esteve no Aeroporto e Rodoviária exigindo dos passageiros que chegaram o comprovante de vacinação, como determina o decreto municipal. No Aeroporto, a empresa Azul Linhas Aéreas foi notificada por descumprimento do decreto Municipal. Ela tinha conseguido uma liminar do juiz da comarca. Marco Antonio Ferreira, para os seus passageiros não terem de apresentar o comprovante, mas na segunda-feira a liminar foi derrubada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Desde ontem entrou em vigor a exigência de passaporte sanitário para acesso a diversos estabelecimentos de Montes Claros. Desta forma, pessoas maiores de 18 anos deverão estar com o esquema vacinal completo contra a Covid-19 para ter acesso a lojas de conveniência, bares, restaurantes, casas de festas e eventos, clubes de lazer e serviço, reuniões maçônicas, cinemas, shows artísticos, teatros e eventos desportivos. Para ter acesso aos estabelecimentos, vários tipos de comprovante de vacinação estão sendo aceitos. Entre eles está o comprovante físico, recebido no dia da imunização.

Caso a pessoa tenha perdido o seu comprovante, é possível obter a segunda via na unidade de Saúde de referência, ou ainda pelo WhatsApp do setor de Imunologia da Prefeitura, que é o (38) 2211-4353. Outra opção é o site www.vacinamoc.com.br, da Prefeitura de Montes Claros, que gera o comprovante na hora. Para aqueles que não se vacinaram, ainda existe a opção de apresentar o teste PCR negativo, feito com até 72 horas de antecedência.

Porém os moradores de outras cidades do Norte de Minas estão com dificuldades, pois somente podem acessar o conecta.sus do Ministério da Saude, que é mais lento e na semana retrasada foi atacada por hackers. Isso impede de ter acesso ao comprovante.