A Polícia Militar e a Guarda Municipal fechou a avenida Deputado Esteves Rodrigues, na noite de sábado (12), em mais uma etapa da ‘Operação Segurança pela Vida’, quando dispersou vários jovens que estavam no canteiro central do local, em aglomeração e sem respeitar as medidas sanitárias. A operação ocorreu depois que os moradores do bairro Melo pediram a ação, sob a justificativa de impactos com os chamados “rolezinhos”, som alto, desrespeito às regras de trânsito, às leis ambientais, os constantes assaltos, que têm tirado o sono, provocando medo, tirando o sossego, a saúde e, em muitos casos, o direito de ir e vir dos moradores e comerciantes do bairro. A iniciativa foi da advogada Aline Bastos.
A Guarda Municipal explica que “mesmo com os hospitais lotados, novas cepas do Covid-19 na região, a falta de consciência e responsabilidade levou a mais uma ação da Polícia Militar e Guarda Municipal na avenida Sanitária neste sábado onde acontecia um “rolezinho”. Diversas viaturas desobstruíram os canteiros centrais onde centenas de jovens se aglomeravam sem observar nenhuma medida de segurança. Pelo menos uma pessoa foi detida e conduzida a delegacia de plantão. As Operações das forças de segurança continuam por toda noite.
No abaixo assinado entregue na Polícia Militar, a advogada Aline Bastos informa “a necessidade urgente de reforçar o policiamento na avenida deputado Esteves Rodrigues e ruas adjacentes. Justifica-se este pedido, por se tratar de uma área com grande circulação de pessoas à noite e de madrugada, inclusive com os chamados “rolezinhos”. O som alto, a multidão e o desrespeito às regras de trânsito, às leis ambientais, os constantes assaltos, têm tirado o sono, provocando medo, tirando o sossego, a saúde e, em muitos casos, o direito de ir e vir dos moradores e comerciantes do bairro Melo.
O barulho é ouvido ao longo dos quarteirões vizinhos e supera os limites permitidos pela Lei do Silêncio da cidade, além do uso das ruas adjacentes para tráfico de drogas e uso de entorpecentes e afins. Os eventos acontecem sempre de sexta a domingo, com maior incidência no sábado, que se inicial por volta das 23h e se estende pela madrugada. Os atos acontecem no canteiro Central da Avenida, no escuro do canteiro usam drogas, fazem sexo, promovem danças, bebem, traficam e usam as ruas adjacentes como banheiro sanitário. O medo e a perturbação ao sossego é algo que estamos convivendo há mais de três anos com um considerável aumento nos últimos 2 anos”.
Então, é urgente e necessário um serviço preventivo realizado pela Polícia Militar, para identificar, analisar e responder aos problemas de segurança pública na região e melhorar a qualidade de vida da comunidade local. “Por todos os motivos anteriormente relatados, é que os moradores e os comerciantes, através desse documento, solicitam com urgência uma Base Comunitária Móvel, com o objetivo de proporcionar mais segurança e tranquilidade para a região da avenida Deputado Esteves Rodrigues, especialmente entre a Casa da Esfirra até à esquina da Prefeitura, onde o problema tem se agravado”, destaca. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)