A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora promoveu o II Encontro Microrregional de Mobilização Social em Saúde, visando promover discussões acerca da temática, bem como o desenvolvimento das redes de mobilização social nos municípios. Participaram do encontro referências técnicas municipais e representantes da GRS Pirapora.
Durante o evento, foi abordado o cenário da mobilização social na microrregião de Saúde de Pirapora, e as referências técnicas municipais de Várzea da Palma, Pirapora e Lassance apresentaram aspectos da mobilização social nos seus respectivos territórios, falando sobre o processo de trabalho desenvolvido, os desafios e perspectivas para a mobilização social, experiências exitosas e algumas das principais ações realizadas.
A diretora da GRS Pirapora, Tariana Diniz, falou que “a mobilização é uma ferramenta imprescindível para os profissionais da saúde, pois possibilita disseminação de informações e a elaboração de estratégias para trazer o cidadão para as ações de saúde e, consequentemente, obter melhorias do serviço”.
Lillian Tararam, referência técnica da mobilização social na GRS Pirapora, ressaltou que “o encontro permitiu aos participantes a troca de experiências e vivências práticas quanto às atividades desempenhadas nos territórios municipais, bem como o levantamento de desafios que ainda precisam ser superados para o alcance de melhores resultados na mobilização social em saúde”.
Adriana Katia Emiliano Souza, coordenadora da Assessoria de Governança Regional da GRS Pirapora, falou da importância que uma mobilização social bem estabelecida no município e suas atribuições, como gerar comunicação em massa, espalhar informações importantes e organizar ações no combate à doenças, além de integrar os demais setores do município. “Esse tipo de comunicação possibilita uma resposta às ações planejadas pelo governo local de forma mais rápida e efetiva, principalmente nas estratégias de combate à doenças, melhorando a programação em saúde”, destacou a coordenadora.
A referência técnica de mobilização social do município de Lassance, Marina dos Santos Teixeira de Oliveira, disse que “foi interessante ver as ações desenvolvidas nos outros municípios e compartilhar as nossas dificuldades, para pensarmos juntos as soluções mais viáveis para que a mobilização social atinja um público ainda maior, e com mais qualidade de informações”.
A referência técnica do município de Várzea da Palma, Marina de Souza Fernandes, ressaltou que a equipe de gestão em saúde do município trabalha de forma participativa e unificada, contribuindo para a eficácia no desenvolvimento das ações de mobilização social, desde a escolha do tema à execução das ações. (Ascom SES – MG)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)