Grão Mogol se prepara para receber o maior evento de turismo de aventura - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Grão Mogol se prepara para receber o maior evento de turismo de aventura

O Abeta Summit, maior evento de turismo de aventura do Brasil, vai acontecer neste ano de 25 a 28 de outubro em Grão Mogol, na Cordilheira do Espinhaço, que abriga a maior cadeia de montanhas do país (a segunda maior da América Latina) e é patrimônio reconhecido pela Unesco como Reserva da Biosfera.

O Abeta Summit 2023 terá como tema “Redescobrindo o Brasil, novos destinos, novas oportunidades”, destacando projetos turísticos que atuam para a transformação econômica e social do país. O congresso é realizado anualmente pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), sempre em um município diferente, buscando valorizar cidades e atrações de todo o país.

Considerado o principal encontro da cadeia produtiva do turismo de natureza no Brasil, o evento reúne operadores e consultores especializados, fornecedores de serviços e equipamentos, empresários, acadêmicos, consultores, gestores públicos e viajantes. Ao todo, serão mais de 52 horas de conversas, oficinas, mesas de negócios e 77 palestrantes convidados, além de espaço para apreciar a gastronomia local, que une traços da culinária mineira e baiana.

Entre outras atrações, o Abeta Summit 2023 sediará a 3ª Exposição de Destinos (Re)Descobrindo o Brasil – feira que apresenta atrações naturais e lugares pouco conhecidos do público em geral. Nas oficinas, serão abordados temas como Perspectivas do Turismo Brasileiro de Natureza, Impactos do Turismo no Clima, o papel do Legislativo no desenvolvimento do Turismo, diversidade e acessibilidade no Turismo, a importância e influência dos povos originários no Turismo e Tecnologia voltada ao Turismo. “Buscamos inspirar as transformações necessárias para que o turismo brasileiro de natureza seja uma referência de segurança, qualidade e sustentabilidade”, destaca Luiz Del Vigna, diretor executivo da Abeta.

Para o prefeito Diêgo Antônio Braga Fagundes, o evento será uma grande vitrine para os diversificados atrativos turísticos do município. “Nesta gestão investimos pesadamente na divulgação de Grão Mogol, em nível nacional. Temos trabalhado inúmeros segmentos, como o cicloturismo, o enoturismo, promovemos o turismo religioso – temos o maior presépio ao ar livre do mundo –, o turismo histórico, o artesanato e muito mais”, explica.

Premiação

Durante o congresso, ocorrerá ainda a entrega do 3º Prêmio Abeta Brasil Natural, que contempla os destaques em Sustentabilidade, Inovação e Segurança dentro do segmento de turismo de natureza no Brasil. A partir deste ano a premiação incluirá também a categoria Acessibilidade.