Grão Mogol faz acordo de cooperação técnica com a paróquia para presépio - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Grão Mogol faz acordo de cooperação técnica com a paróquia para presépio

A Prefeitura de Grão Mogol assinará acordo de cooperação técnica com a Paróquia Santo Antonio, do município, para apoio à gestão dos atrativos turísticos sob sua responsabilidade, como a Igreja Matriz, a Capela do Rosário e o Presépio Natural Mãos de Deus. Através do acordo, a Administração Municipal apoiará a manutenção, limpeza, recepção e vigilância desses espaços, o que permitirá estender o horário de funcionamento para os visitantes. Programação inclui apresentações da Orquestra Sinfônica, do Coral da Unimontes, do Grupo de Serestas João Chaves e das Bandas da Polícia Militar de Diamantina e de Montes Claros.

Grão Mogol, considerada a cidade mais charmosa do Norte de Minas por seu clima temperado, suas construções em pedra e as belas paisagens montanhosas da Serra do Espinhaço, planeja celebrar com turistas e moradores a chegada do Natal. Para agradar crianças e adultos uma programação especial foi preparada, incluindo cantatas e auto de natal. As comemorações marcam o aniversário de 10 anos do Presépio Natural Mãos de Deus, considerado o maior presépio permanente do mundo, e também homenageiam seu idealizador recém falecido.

A programação do Natal em Grão Mogol será aberta oficialmente na quinta-feira (9), em cerimônia realizada na Prefeitura Municipal, ocasião em que será assinado Acordo de Cooperação Técnica com a Paróquia Santo Antônio para apoio à gestão dos atrativos turísticos sob sua responsabilidade, como a Igreja Matriz, a Capela do Rosário e o Presépio Natural Mãos de Deus. Através do acordo, a Administração Municipal apoiará a manutenção, limpeza, recepção e vigilância desses espaços, o que permitirá estender o horário de funcionamento para os visitantes.

Na sexta-feira (10/12) iniciam-se as atividades culturais, com a apresentação do Auto de Natal Dia de Reis, às 19h no Largo Beira Rio e com a apresentação da Cantata de Natal realizada pela Orquestra Sinfônica de Montes Claros, sob regência da maestrina Maristela Cardoso, e que acontecerá às 20h na Igreja Matriz de Santo Antônio. No dia seguinte, além de nova apresentação do Auto de Natal às 19h, será a vez da Cantata de Natal ser realizada pelas vozes do Coral da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes e do Grupo de Serestas João Chaves.

O segundo fim-de-semana de celebrações será aberto na sexta-feira (17/12) com nova apresentação do nascimento de Cristo com os grupos de teatro Tuia e Cantaqui Contacolá e com a apresentação da Banda de Música do 3º Batalhão de Polícia Militar de Diamantina, que apresentará nas janelas dos casarões o programa da Vesperata realizada naquela cidade. No dia seguinte (18/12), será a vez da Banda de Música de Diamantina se apresentar juntamente com a Banda de Música da 11ª Região de Polícia Militar de Montes Claros. Apresentação que contará com a participação especial da cantora Leila Brito.

E no encerramento, previsto para o domingo (19/12), ambas as bandas voltarão a se apresentar conjuntamente, dessa vez tendo como palco o Presépio Natural Mão de Deus, o maior presépio permanente do mundo. A apresentação, que contará com a participação especial dos músicos Roberto Mont’Sá e Leila Brito, marcará também as celebrações de 10 anos do presépio, e serão uma homenagem a Lúcio Bemquerer, idealizador do local, e que faleceu recentemente. Para o Secretário de Turismo Italo Mendes, as celebrações do Natal, que passarão a fazer parte do calendário permanente de eventos turísticos da cidade, são um momento de celebrar em família a paz, a fraternidade e as tradições. “O Natal em Grão Mogol será sempre um momento de unir arte, cultura e as tradições de nossa região. Um momento de reunir famílias e diferentes gerações nesse cenário tão especial que é nossa cidade.” (GA)