Governo Mobile: um caminho eficiente e necessário para o Brasil - Rede Gazeta de Comunicação

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Governo Mobile: um caminho eficiente e necessário para o Brasil

GUSTAVO PEREZ

Diretor Executivo da MTM Tecnologia

Com mais de um smartphone por habitante, o Brasil é hoje um dos países mais conectados do planeta no que se refere à quantidade de celulares. Estamos no topo dos rankings que avaliam o tempo de navegação na Internet e o número de aplicativos baixados em lojas on-line. Em síntese, estamos fazendo quase tudo com nossos dispositivos inteligentes: agendamos e consumimos serviços, agilizamos atendimentos, pagamos contas, estudamos, checamos notícias e muito mais. A comodidade oferecida pelas novas tecnologias tem facilitado inúmeros aspectos de nossas vidas e deve também simplificar nosso relacionamento com o governo.

A Transformação Digital dos processos governamentais, porém, ainda está bastante aquém do que seria recomendável e esperado. De acordo com dados do próprio Governo Federal, apenas 700 dos 1.800 serviços oferecidos no portal oficial, hoje, são totalmente digitais. A modernização do setor público, nesse quesito, tem enfrentado desafios como a burocratização dos processos e a óbvia dificuldade de se modernizar uma infraestrutura imensa e antiga, que se ramifica por todo o território nacional. Esses números são modestos quando avaliamos os serviços digitais oferecidos nas esferas estaduais e municipais.

A inclusão de ferramentas mais modernas e inteligentes é uma demanda urgente para nosso País. Em uma era cada vez mais marcada pela hiperconectividade, a adoção de aplicações móveis inovadoras pode ajudar muito no desenvolvimento social e econômico do Brasil – e não somente para alinhar as ações governamentais com as tendências mundiais.

O uso de soluções mobile pela área pública é uma questão necessária para modernizar e melhorar o relacionamento do governo com os cidadãos e ampliar o acesso aos serviços. Hoje, mais de 78% dos brasileiros conectados à Internet usam aplicativos móveis de forma regular durante o dia – e poderiam ser amplamente beneficiados com uma postura mais moderna e digital do governo. Estamos falando de inovações com o potencial de agilizar a entrega de serviços e informações essenciais para o dia a dia da população. As aplicações móveis diminuirão o tempo que as pessoas precisam esperar para terem o suporte público – e isso, por si só, já é um importante motivo para que os gestores públicos avancem nessa jornada.

Além disso, a inserção de apps públicos também representaria vantagens para a administração governamental. Do ponto de vista operacional, a implantação de novas formas de prestação de serviços, com ferramentas mais alinhadas ao panorama móvel de acesso à Internet, ajudaria o setor público a otimizar a integração das informações, gerar melhor controle de dados e, principalmente, reduziria o custo de atendimento ao público. Segundo estimativas divulgadas pelo Governo Federal, por exemplo, estudos internacionais realizados no Canadá, no Reino Unido, na Noruega e na Austrália demonstram que o custo de um serviço prestado de forma on-line é até 97% menor do que um atendimento presencial, além de contribuir para o aumento da percepção de qualidade por parte do cidadão.

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