Governo inicia celebração do Dia de Minas Gerais com lançamento dos programas Mais Turistas e Minas Criativa - Rede Gazeta de Comunicação

Governo inicia celebração do Dia de Minas Gerais com lançamento dos programas Mais Turistas e Minas Criativa

Incentivar a cultura e fortalecer a atividade turística de forma sustentável são metas do Governo de Minas, que lançou, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), os novos programas Minas Criativa e Mais Turistas, e oficializou uma parceria com o Sebrae, durante encontro, no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).

A solenidade marcou o início da celebração do Dia de Minas Gerais, que foi comemorado nesse domingo (16/7), e aconteceu dentro da programação do evento Modernos Eternos.

O Minas Criativa e o Mais Turistas são dois programas estruturantes que se somarão ao Secult no Município. Juntos compõem uma tríade que sustentarão o trabalho da Secult, que projeta a criação de 100 mil empregos na economia da criatividade até dezembro de 2024. A expectativa é de realização de 100 projetos, que alcancem os 853 municípios mineiros.

O investimento total nos programas será de aproximadamente R$ 1 bilhão, a partir de recursos diretos, das leis Paulo Gustavo, Aldir Blanc, do Fundo Estadual de Cultura, do ICMS Turístico e do Patrimônio, de captação via leis de incentivo, além de parcerias, como a firmada com o Sebrae, que investirá R$ 10 milhões em ações que contemplam a transversalidade entre a cultura e o turismo. 

Durante a apresentação, o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, ressaltou a importância desses projetos e o empenho do Governo de Minas em estruturar e promover o desenvolvimento de ambos os setores. “Lançamos o Minas Criativa e o Mais Turistas para que a gente possa avançar ainda mais nesses dois segmentos. Dados da WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo) apontam que nos próximos 10 anos 30% dos empregos gerados no mundo deverão estar relacionados ao turismo. Então, o turismo é essa capacidade de atrair pessoas de um lugar para conhecer outros ambientes, pessoas e culturas. Ao unirmos em transversalidade essas duas áreas, criamos uma potencialidade que já verificamos na prática, com Minas Gerais na liderança do crescimento da atividade turística no país”, pontuou Oliveira.

Os programas Minas Criativa, Mais Turistas e Secult no Município são as linhas mestras que orientam o trabalho da Secult. Esse encontra na transversalidade entre a cultura, o turismo, dentre outras áreas, um modelo para a construção de políticas públicas voltadas ao sustentável, o que contribui para a redução das desigualdades e para a valorização da diversidade cultural, em sintonia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Um exemplo dessa política de transversalidade é a articulação com outras secretarias, dentre elas a de Desenvolvimento Social (Sedese). No encontro, a secretária de Estado adjunta da pasta, Mariana de Oliveira Pimentel, reforçou a parceria com a Secult para suprir uma lacuna no mercado de trabalho e gerar novas oportunidades de emprego. “Foi identificado um déficit de vagas no turismo, especialmente porque nos últimos anos o setor cresceu muito em Minas Gerais. Então, nós estamos trabalhando para abrir 127 mil vagas em cursos, por meio do programa Minas Forma, Minas Trasforma. O nosso objetivo é capacitar diversas pessoas que poderão trabalhar, por exemplo, como camareiras, recepcionistas e chefs de cozinha”, detalhou Mariana.

O secretário de Estado adjunto de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Ricardo Albanez, também ressaltou como essa perspectiva transversal favorece o desenvolvimento de Minas Gerais. “A base da cultura permanece no nosso meio rural. A agricultura se mantém como o nosso berço, e tem tudo a ver com o turismo, a gastronomia e a moda. Gostaria de registrar a satisfação de estarmos aqui e construirmos uma Minas cada vez melhor, integrando todos nós aqui em prol do espírito libertário”, concluiu Albanez. 

%d blogueiros gostam disto: