Governo faz discussão sobre água para o Semiárido - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Governo faz discussão sobre água para o Semiárido

GIRLENO ALENCAR

Os desafios de levar água de qualidade para as famílias do semiárido serão discutidos no dia 9 de fevereiro, em evento organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O seminário on-line visa captar e avaliar ações inovadoras que apoiem a iniciativa e pretende atrair especialistas dos setores público e privado, da sociedade civil e de universidades. O MDR já atua com ações de abastecimento de água na região, desde grandes obras hídricas, como o Projeto de Integração do São Francisco, a ações como entrega de água por meio da Operação Carro Pipa, perfuração de poços, implantação de sistemas de dessalinização e obras de saneamento básico, entre outros. Serão debatidas soluções inovadoras com foco no abastecimento de água.

Entre os palestrantes do webinar “Inovação Aberta e o Abastecimento de Água no Semiárido” estão representantes do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e de organizações, como o Trata Brasil, que já elaboram ações de abastecimento de água na região. O evento é uma iniciativa do Programa Águas Brasileiras, lançado pelo MDR em parceria com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Meio Ambiente (MMA) e com a Controladoria-Geral da União (CGU).

O objetivo do Águas Brasileiras é identificar oportunidades de integração de ações, programas e pesquisas, voltados ao desenvolvimento e à inovação, científicos e tecnológicos, que tenham a água como elemento essencial, visando garantir abastecimento em quantidade e qualidade para a população.