Élid Noronha
O Governo de Minas Gerais, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), publicou nesta sexta-feira (30/8) o edital de licitação para a continuação das obras da ponte sobre o rio São Francisco, localizada na MG-402. O projeto, que está orçado em R$ 173 milhões, representa um sonho antigo dos moradores do Norte de Minas, aguardado há mais de 70 anos. A abertura das propostas está prevista para o dia 9 de outubro de 2024, às 9h30.
Importância da Obra
A construção da ponte é de extrema relevância para a região, uma vez que substituirá a travessia precária que atualmente é feita por balsas e barcos. A nova infraestrutura proporcionará maior segurança e eficiência no transporte, melhorando a qualidade de vida das populações das cidades de São Francisco e Pintópolis, conectadas pela rodovia MG-402. Além disso, a obra é vista como um marco de progresso para o Norte de Minas, favorecendo o desenvolvimento econômico e social da região.
A estrutura da ponte, que terá 1.120 metros de extensão e 13,8 metros de largura, está incluída no Provias, o maior pacote de obras rodoviárias do estado em uma década. O projeto também prevê melhorias e pavimentação de 3,06 quilômetros de vias de acesso à ponte, o que deve facilitar o tráfego e reduzir o tempo de deslocamento na região.
Histórico e Rescisão Contratual
As obras da ponte foram paralisadas após o governo estadual rescindir o contrato com a empresa responsável pelo serviço, alegando incapacidade da construtora de cumprir as obrigações contratuais. Apesar disso, os recursos financeiros para a obra sempre estiveram garantidos pelo governo. A nova licitação permitirá a retomada dos trabalhos e trará fim aos transtornos enfrentados pelos moradores que utilizam a travessia fluvial.
Pavimentação das Rodovias MG-402 e MG-202
Além da ponte, o DER-MG está trabalhando na pavimentação das rodovias MG-402 e MG-202, que ligam Pintópolis a Urucuia. Com um total de 73 quilômetros divididos em dois lotes, as obras devem beneficiar diretamente cerca de 100 mil pessoas. A previsão é que até o final de 2024, aproximadamente 30 quilômetros já estejam pavimentados.
Essas obras são fundamentais para integrar o Norte e Noroeste de Minas aos vales do Jequitinhonha, Mucuri e ao Sul da Bahia. A pavimentação também facilitará o escoamento de grãos, uma das principais atividades econômicas da região, e deverá reduzir o tempo de viagem até Brasília em mais de duas horas.
Perspectivas
O diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, destacou que a pavimentação das rodovias trará melhorias logísticas e de segurança viária para a região, impulsionando o crescimento econômico e reduzindo os desafios de transporte enfrentados pela população. A conclusão dessas obras é vista como um passo essencial para o desenvolvimento do Norte de Minas, oferecendo novas oportunidades para os moradores e fortalecendo a infraestrutura do estado.
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