Governo de MG anuncia criação de novo Cetas e deixa Montes Claros na espera - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Governo de MG anuncia criação de novo Cetas e deixa Montes Claros na espera

GIRLENO ALENCAR

Minas Gerais ganha um importante reforço na gestão pública relacionada à fauna no estado. Foi assinado, na última semana, Termo de Cooperação Técnica entre Instituto Estadual de Florestas IEF e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para a criação de um novo Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) no estado. A nova unidade, especializada no recebimento de aves silvestres, será construída em Lavras, Sul de Minas. O curioso é que desde 2019 a unidade de Montes Claros aguarda a conclusão, mesmo com a verba de R$ 1 milhão pago pela empresa Sada para esta finalidade. O estado divulgou que a unidade de Montes Claros esta em funcionamento.

O Cetras Lavras terá capacidade para receber, tratar e reintroduzir à natureza cerca de mil aves anualmente. O projeto conta com investimento inicial de R$ 900 mil, destinados por interveniência do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (Cemais), organização sem fins lucrativos que atua no fomento de parcerias entre setor público, privado e sociedade civil. A iniciativa conta também com apoio institucional da Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande (Arpa Rio Grande), que atua na captação e disponibilização dos recursos. 

A estrutura irá funcionar em uma área de 6,6 mil metros quadrados disponibilizada pela Fundação Educacional de Lavras (UniLavras). O espaço abriga também o complexo de clínicas veterinárias da universidade. O IEF será responsável pela gestão da unidade pelo prazo de 10 anos, conforme diretrizes técnicas estabelecidas pelo TCT firmado.