Governo de MG adere à coalizão mundial para zerar emissões de gases de efeito estufa - Rede Gazeta de Comunicação
Governo de MG adere à coalizão mundial para zerar emissões de gases de efeito estufa

Minas Gerais assinou, no domingo (7), Memorando de Entendimento que formaliza a adesão do Estado à Coalizão Under 2. A parceria foi estabelecida durante a Assembleia Geral da Coalizão, realizada em Glasgow, na Escócia, dentro da programação da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26). Na ocasião, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, representou o governador Romeu Zema na assinatura.

A adesão de Minas à coalizão busca apoio para o desenvolvimento dos compromissos firmados na adesão do Estado à campanha Race to Zero, como a atualização do Inventário de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa e do Plano de Ação Climática. A Coalizão Under 2 é uma aliança climática que reúne mais de 260 Estados, regiões e províncias em todo o mundo que representam cerca de 1,75 bilhão de pessoas e 50% da economia global.

O movimento oferece suporte técnico, visibilidade de ações a nível internacional e auxílio para participação em eventos climáticos de grande expressão. Na assembleia, junto a representantes de diversos estados, cidades e países, a secretária Marília Melo fez uma apresentação sobre as experiências e projetos do Estado para zerar as emissões de gases de efeito estufa.

A secretária também falou um pouco sobre a relevância de Minas para a preservação de biomas como a Mata Atlântica, e da projeção de reflorestar 3,7 milhões de hectares no Estado até 2030. Outro ponto citado foi o contexto da adesão pioneira à campanha RaceTo Zero, junto às Federações da Indústria (Fiemg) e da Agricultura (Faemg) de Minas Gerais. “Nós temos um grande desafio para estabelecer em Minas Gerais um plano de ação com estratégias para mitigação e adaptação às mudanças climáticas e na transição para a economia de baixo carbono”, observou Marília.

Durante a apresentação, a secretária ressaltou, ainda, a articulação feita com representantes de governos de outros estados, municípios e países. “São articulações que reforçam o nosso compromisso e nos auxiliam rumo à economia verde”, acrescentou. 

Coalizão

Os países, estados e cidades membros da Coalizão Under 2 se comprometem a manter o aumento da temperatura global abaixo de 2° C, com esforços para atingir 1,5 °C. Entre os participantes do movimento, 35 estados e regiões da Coalizão se comprometeram a zerar emissões líquidas até 2050, ou antes.

A busca para o alcance dos objetivos na coalizão é feita em um trabalho com os governos para acelerar a ação climática por meio de três fluxos de trabalho: caminho, ação política e transparência.

COP 26

Ontem (8), o governador Romeu Zema se juntará à comitiva brasileira que está em Glasgow para as agendas e debates na COP26. Além de importante participação no dia 11/11, na abertura de painel da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), Zema terá encontros de negócios com potenciais investidores e com representantes do governo britânico, em Londres, na Inglaterra.

As agendas no Reino Unido têm como foco as relações comerciais e a atração de financiamento para projetos sustentáveis, como no caso da pauta de transição energética, um dos pilares de Minas Gerais na busca pela descarbonização. (Ascom Sisema)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: