Governador incentiva os mineiros a completarem o ciclo de imunização contra a covid-19 - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Governador incentiva os mineiros a completarem o ciclo de imunização contra a covid-19

O governador Romeu Zema alertou, durante acompanhamento da vacinação contra a covid-19, para que os mineiros que ainda não tomaram a segunda dose busquem um centro de saúde mais próximo para completar o ciclo vacinal. 

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do banco de dados Open DataSUS do dia 15/10, 2.531.045 pessoas ainda não tiveram o registro da segunda dose (D2) lançada no sistema oficial, sendo 587.068 referentes à vacina CoronaVac, 1.355.587 de AstraZeneca e 588.390 Pfizer.

Esse quantitativo pode representar tanto as pessoas que estão com a segunda dose em atraso, quanto as doses aplicadas que ainda não foram lançadas no sistema oficial por parte dos municípios.

“Faço o alerta para que possamos manter um indicador muito importante em Minas Gerais, o de ser o estado que tem a menor taxa de mortalidade dentre os estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. A vacina salva vidas”, reforçou Zema. 

Até o último dia 24/10, a cidade Uberlândia, por exemplo, havia vacinado 92,85% da população com a dose 1 e outros 78% com segunda dose e dose única. Ao todo, a cidade recebeu mais de 1 milhão de doses dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI). Ao chegar ao município, o governador desembarcou com cerca de 12 mil doses da AstraZeneca.

De acordo com Zema, a mesma aeronave que o trouxe também foi utilizada para transportar os imunizantes. “O planejamento, agilidade e transparência são fundamentas para que nenhum município fique sem vacina”, afirmou.

A macrorregião Triângulo do Norte tinha 134 leitos de UTI em fevereiro/2020, no início da pandemia. Hoje, a macrorregião possui 320 leitos, um aumento de 139%. Os leitos de enfermaria tiveram uma expansão de 116,5%. (Agência Minas)